NIC.br

Ir para o conteúdo
26 FEV 2007

Não existe e-mail marketing






Veículo: FS Online
Data: 26/02/2007
Autor: Wenderson Wanzeller - Personalbanking
Assunto: Antispam.br

Diariamente recebo dezenas de e-mails indesejados. São propagandas de produtos duvidosos, comunicados falsos, correntes mirabolantes, enfim, um monte de bobagens. De certa forma isso já virou rotina, quem trabalha com internet sabe muito bem. Agora, empresas sérias aderindo à propagação de e-mails não solicitados? Isso já é demais.

A prática de envio de e-mails não solicitados, o spam, é muito comum. Existem programas desenvolvidos que são capazes de enviar, de uma única vez, milhares dessas porcarias. Um verdadeiro tormento para quem utiliza o e-mail como ferramenta de trabalho.

De tudo se recebe nas caixas postais através do envio de spam. Dicas para se ficar rico sem trabalhar, notificação falsa de inclusão de CPF no cadastro de proteção ao crédito, programas contendo vírus, ou seja, nada que realmente preste. Então a pergunta que fica é: porque algumas empresas, de renome nacional, começaram a utilizar este recurso?

Por enquanto acho que não vale citar nomes, mas desejo que a carapuça sirva para aqueles que começaram a se utilizar desta prática. Devemos associar todos os produtos e serviços oferecidos por este meio como algo ruim. Empresas que desrespeitam o cliente merecem a repulsa dos consumidores.

Apesar de ser pouco divulgado é possível se defender e reclamar desta prática. Para se defender, basta utilizar um bom programa antispam. É só consultar o seu provedor de internet a esse respeito. Quanto às reclamações, o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI), disponibiliza um serviço, o Antispam.br, que dá todas as dicas necessárias para combate aos spammers - pessoas que adotam esta prática.

Outro fato interessante é que agora surgiram "empresas" que vendem serviços de "e-mail marketing". Elas defendem a tese de que é legal o envio de e-mails não solicitados. Porém, de acordo com a o próprio Antispam.br, esta é uma das principais características - defesa da legalidade - para se identificar um spammer. Portanto, não caia no conto do vigário.

Para os que estão iniciando na internet acho interessante uma visita ao site do CGI - www.cgi.br. Lá estão disponíveis várias informações importantes, tais como: cartilhas de segurança, práticas antispam e alguns números da internet no Brasil.

Boa navegação!