NIC.br

Ir para o conteúdo
29 NOV 2006

Muito além da voz






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Forbes Brasil
Data: 29/11/2006
Assunto: Indicadores

A busca das operadoras de telefonia móvel para aumentar as receitas com novos serviços de valor agregado deve levar o mercado de envio de mensagens de texto e multimídia, os "torpedos" pelo celular, a triplicar de tamanho na América Latina. Com crescimento médio anual estimado em mais de 20%, o faturamento com esse tipo de serviço de dados na região saltará de US$ 2,47 bilhões no ano passado para US$ 7,8 bilhões em 2011, prevê a empresa de consultoria Frost & Sullivan.

O Brasil, ao lado de México e Argentina, figura entre os países com maior participação no volume de negócios na América Latina, mas não avançou no uso da tecnologia como esses países. Segundo a consultoria, a adesão é maior entre os mexicanos, devido aos custos relativamente baixos dos serviços naquele país, e no mercado argentino, onde as operadoras de telefonia móvel vêm se es-forçando para estimular esse merca-do. "O Brasil não cresceu no volume esperado devido ao perfil dos brasileiros, que preferem manter os serviços de voz a usar as mensagens de texto", afirma o analista da Frost & Sullivan, José Crujeiras.

Por outro lado, pesquisa sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação mostra que esse cenário começa a mudar no mercado brasileiro, com o crescimento do número de usuários da telefonia móvel que enviam e recebem mensagens de texto, fotos, videos e música pelo aparelho celular. Dilvulgado recentemente pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), entidade sem fins lucrativos criada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o estudo aponta que 60,5% dos usuários brasileiros da telefonia móvel declararam neste ano que enviam e recebem mensagens de texto pelo aparelho, em comparação com 42,3% no ano passado.

A parcela de usuários que acessam músicas ou vídeos pelo telefone móvel também cresceu, de 8,6% para os atuais 13,6%. Enquanto isso, os usuários que recebem e enviam representam 11,4% do total, com crescimento de 7,3 pontos porcentuais em relação ao ano passado. De acordo com a pesquisa do CGI.br, feita a partir de entrevistas em 10,5 mil domicílios no Brasil, 46,3% da população afirmaram ter um aparelho celular próprio.

O analista da Frost & Sullivan prevê, no entanto, que o ritmo de crescimento no mercado brasileiro deve continuar lento. De acordo com Crujeiras, preços menores permitiriam uma utilização maior de mensagens de textos e multimídia e como resultado, aplicações mais avançadas para esses serviços. "Esperamos que as operadoras de telefonia móvel estejam mais focadas nesses serviços e que comecem a desenvolver estratégias em torno dessa tecnologia para que um crescimento diferenciado possa ser esperado em dois ou três anos", concluiu.

Segundo a pesquisa da Frost, os serviços de mensagens curtas (SMS) - de textos de até 160 caracteres pela tecnologia CDMA e até 255 no GSM - representaram mais de 97% da receita de dados movimentada no ano passado na América Latina, e deve crescer a taxas anuais de 17,3% até 2011. Já a previsão para os serviços de mensagem multi-mídia, os chamados MMS, que incluem recursos audiovisuais (vídeo, imagem e som), é de expansão de 77,1% no período, segundo a pesquisa.

Apesar do expressivo avanço do MMS, as mensagens de texto devem continuar apresentando a maior demanda e garantindo ainda grande fatia da receita total com esses serviços na região. "O crescimento do MMS será conduzido principalmente pelo barateamento dos aparelhos com mais funções e pela argumentação publicitária para esses serviços, especialmente por parte das operadoras. Além disso, algumas aplicações, como conteúdo móvel, promoverão o uso desses tipos de mensagem", afirma.