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08 DEZ 2017

Liberação de Domínios: Entenda o que é o Processo Competitivo


Segredos da Audiência - 06/12/2017 - [gif]


Autor: Ingrid Castro
Assunto: Processo Competitivo Registro.br

Você é engajado na compra de domínios? Espera por um nome em processo de liberação? Nesse artigo Liberação de Domínios: entenda o que é o processo competitivo, vou apresentar as novidades desse processo.

Antes de mais nada, uma observação importante: obter um site é um investimento nos seus negócios.

E a compra de títulos de domínios pode também ser um investimento rentável. Considerando a possibilidade de vendê-los para algum interessado.

Mas claro, toda compra por terceiros e pelo processo de liberação do Registro.br (registrador oficial do Brasil que registra as terminações .br) é plausível fazer algumas considerações, que falaremos ao longo do artigo.

Então vamos lá?

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Como era o processo de liberação antes das novas regras
  • As novas mudanças no processo de liberação e o processo competitivo
  • Considerações antes da compra de um domínio
Processo de Liberação

A principal vantagem do domínio, é claro, te ajudar a se posicionar no Google. Principalmente se for uma escolha inteligente do nome.

Dessa forma, possibilita as pessoas lembrarem do seu site com maior facilidade. 

Se ele for um site amigável e tem as palavras exatas da busca, ele tem mais chances de rankear. E consequentemente de ficar na memória das pessoas.

É exatamente por isso que alguns domínios valem ouro. Pessoas registram nomes fáceis e muito buscados.

Pode acontecer de você estar usando um nome para o seu site que não seja o melhor, (por exemplo, por não conter as  palavras chave ideais para o seu negócio) e existir algum domínio disponível no processo de liberação que melhor se  encaixaria . Em alguma oportunidade, alguém o detém.

Por isso fique atento!

Clique aqui e saiba como conseguir alcançar suas primeiras 1.000 Visitas por dia no seu site ou blog.

Já conseguimos domínios incríveis, que saíram do processo de liberação. Hoje valem centena de milhares de reais e recebem milhões de visitas.

Veja, segundo dados disponibilizados pelo site Registro.br , o aumento no registro de domínios:

Aumento de registro de domínios – Reprodução: registro.br


Como era o Processo de Liberação

Em alguns meses do ano, você tem a oportunidade de participar do processo de liberação do Registro.br.

O objetivo do processo é disponibilizar nomes para domínios que estavam retidos para uso, seja por não renovação do dono ou cancelamento, ou pela constatação de irregularidades no cadastramento do titular.

Se o titular do domínio se enquadrasse em uma dessas opções citadas acima, ele tinha o período de 3 meses para pode resolver as pendências.

Caso não acontecesse, ele perdia o poder sobre aquele nome, que voltava para a lista de domínios disponíveis para registro.

Se durante o processo de liberação mais de uma pessoa demonstrasse interesse em um mesmo domínio, ninguém o levava. Ele era retido até a próxima liberação, onde estaria disponível de novo para disputa.

Se a situação persistisse por 6 processos de liberações seguidos, o nome em questão ficava retido para uso permanentemente.

As candidaturas ao nome do domínio são feitas no período aberto de início da inscrição, até a data final, que no caso são divulgadas no site registro.br.

Não são aceitos novos pedidos após o prazo expirar.

Lembrando que procedimento acontecia três vezes no ano com duração de 15 dias.

Novas mudanças

A mudança que veio como a grande sacada foi o chamado Processo Competitivo. É como uma fase complementar, para os casos que persistissem o impasse de mais de um interessado no mesmo domínio.

Isso significa que para os domínios disputados entre mais de uma pessoa, ao invés de serem retirados de uso, são liberados para serem disputados em leilão.

E embora existam cerca de 10 mil domínios retidos, apenas alguns deles serão liberados para leilão a cada mês. E junto, os outros que passem a ser disputados a partir de agora.

Tal processo vem acompanhado de algumas regras como:

  • Ter um teto e uma oferta inicial para impedir que pessoas deem um lance muito alto no último minuto.
  • O menor valor de oferta é R$50,00 com ofertas permitidas até o valor máximo daquela faixa. S eguindo a regra de incremento da tabela abaixo:
Tabela lances Processo Competitivo – Reprodução registro.br
  • Caso haja uma oferta nos últimos 10 minutos do processo competitivo, será automaticamente estendido em mais 10 minutos a partir do encerramento que estava previsto.
  • Esse processo competitivo se inicia no momento que surgem dois ou mais candidatos ao domínio, em até 6 dias e em pelo menos 24h após o limite para requisições ou mais, para que o final ocorra em dia útil.

Nós entramos em contato com um pessoa interna no Registro.br e conseguimos algumas informações, e acredito que possam ser a curiosidade de muitas pessoas.

Seguem as respostas de Rubens Kuhl, gerente de produtos e mercado do NIC.br.

1) Quais os valores que alguns domínios foram negociados no processo competitivo? (podem mandar uma média de 5 domínios e seus valores?)

Em função de possíveis preocupações dos novos titulares de domínios, preferimos não publicar tais informações de forma tão granular.

Mas no primeiro processo (setembro), tivemos uma mediana de R$ 750 e uma moda (valor observado com mais frequência) de R$250. Ou seja, metade das ofertas vencedores foi de até R$ 750 (e metade acima disso), e a o oferta vencedora com mais ocorrências foi R$ 250.

A média dos pagamentos recebidos nos processo de Setembro e Outubro foi de R$ 1.563,00 por domínio, mas médias são um pouco distorcidas por alguns domínios atípico que recebem valores muito além do comum.

2) Qual foi o domínio mais caro arrematado até o momento?

Um domínio de três letras .com.br por R$ 80 mil.

3) Qual é o domínio mais disputado (com maior número de interessados)?

Podemos ver isto por dois critérios: número de titulares que inicialmente mostraram interesse no domínio e número de titulares diferentes que fizeram ofertas num processo competitivo.

Um domínio da forma substantivo adjetivo (11 letras) com.br que foi definido por R$ 33 mil teve 97 interessados inicialmente, mas não foi o domínio que teve mais ofertas. E que foi um também da forma substantivo adjetivo (21 letras) com.br, que teve 9 titulares diferentes fazendo ofertas (maior número de titulares fazendo ofertas em um domínio).

E onde 89 ofertas aconteceram até que o resultado foi definido (maior número de ofertas por um domínio). Esse domínio teve R$ 16.500,00 como oferta vencedora.

4) O processo competitivo chegará ao fim depois que o estoque de mais de 10 mil domínios for arrematado? Novos nomes irão competir direto no leilão?

Atualmente o critério requer já ter passado 3 processos sem que um novo titular seja apontado. Mudanças neste critéiro não estão previstas neste momento.

Nós aproveitamos a oportunidade para participar de um processo competitivo e esses foram alguns dos valores e domínios que disputamos

Lances Processo Competitivo
Outras mudanças no Processo de Liberação
  • Inicialmente, apenas alguns domínios que já tenham participado de sucessivos processos de liberação sem resolução, entrarão em processo competitivo. Os demais permanecerão retidos até o próximo processo de liberação. Ou seja, os que ficaram retidos e não passaram por nenhum processo, terão que esperar pelo próximo processo de liberação para competir. 
  • O processo de liberação agora passará a ser mensal e não quadrimestral.
  • Antes a duração era de 15 dias e agora passa a ser de 7 dias. A proposta é que comecem na segunda quarta-feira de todo mês.
  • No ano seguinte ao leilão, a renovação do domínio passará a obedecer a regra da anuidade de R$ 40 (ou o valor de tabela com o desconto para dois domínios ou mais).
Tabela desconto – Reprodução registro.br

Conclusão

E o que é tirado de conclusão do final do processo de liberação? Os seguintes pontos:

  • Os nomes que não tiveram candidatos interessados continuarão disponíveis.
  • Os nomes que obtiveram apenas um candidato, é levado por ele com a condição de solucionar as pendências, caso exista. Como irregularidades nos dados cadastrais do titular por exemplo.
  • Os nomes com dois ou mais candidatos e que não passaram pelo processo competitivo, não serão liberados e aguardará o próximo processo de liberação.
  • Os nomes que tenham passado por processo competitivo serão registrados por seus novos titulares mediante pagamento da oferta vencedora, exclusivamente através de boleto bancário.

Mas muita atenção! O não pagamento/cumprimento da oferta realizada, ocasionará na punição que incluem a não participação de outros processos de liberação de domínios.

Considerações

A aquisição de um domínio é uma decisão importante, desde a escolha do nome, até seu registro.

E com isso, algumas considerações importantes devem ser feitas antes de possuir um, pois é o seu nome e seu negócio em jogo.

Muitas observações passam despercebidas por muitas pessoas, e elas não dão a devida importância para alguns pontos bastante relevantes.

Vamos a eles:

Tempo e reputação do domínio: tempo de domínio é um fator muito relevante para desenvolver um bom pagerank.

Domínios antigos tendem a já terem uma presença em compartilhamentos em mídias sociais e outros canais. Isso pode ser um ponto positivo na reputação do site.

Porém, pode acontecer do site não ter sido indexado antes ou não tenham trabalhado o conteúdo nele de um boa maneira.

Para saber como o domínio foi usado antes de comprá-lo utilize: Back Way Machine.

Domínios antigos já estão fora do limbo do Google: domínios novos têm mais dificuldades para obter uma classificação satisfatória no Google, isso pode levar tempo.

Por outro lado, domínios mais antigos já saíram dessa fase inicial e dessa forma podem aparecer mais rapidamente nos motores de busca.

Mas ainda vale a regra de conhecer o histórico do site antes de comprá-lo.

Perfil de backlinks e tráfego: não se avalia o quão valioso é um site, baseado no tempo que ele está registrado, mas sim como foi feito o uso pelo dono, seu histórico de backlinks e etc.

É uma luta árdua para os domínios novos conseguirem sites relevantes e que tenha autoridade, aceitarem linkar para o site novo em questão.

Em compensação, sites mais antigos, tem possibilidade de ter uma série de backlinks de qualidade no seu histórico. Essa é uma das técnicas de SEO mais valiosas de acordo com o pagerank no Google.  

Utilize o open site do Moz para verificar a autoridade de um domínio e saber mais sobre seu perfil de backlinks e potencial de tráfego.

Utilidade do Domíno: certifique-se qual era a utilidade do domínio em questão, se era para algo legítimo…

Caso contrário, isso pode atrapalhar seu posicionamento orgânico. Outro ponto a destacar, é ter ciência do assunto que ele vinculava e para qual nicho o site foi trabalhado.

Se for para o mesmo nicho do seu negócio isso é uma grande vantagem, mas se o nicho for completamente diferente, pode ter um impacto ruim no SEO.