NIC.br

Ir para o conteúdo
09 JUN 2017

LACNIC 27: Especialistas destacam crescimento do protocolo de Internet IPv6 na América Latina e no Caribe


Exame - 07/06/2017 - [gif]


Assunto: LACNIC 27

MONTEVIDÉU, Uruguai, 7 de junho de 2017 /PRNewswire/ — O protocolo IPv6, chave para o desenvolvimento e crescimento da Internet, atingiu níveis significativos de implantação e tráfego na região no último ano, segundo concluíram referentes de Tecnologias da Informação (TICs) durante o evento LACNIC 27 que reuniu in situ mais de 735 participantes.

O protocolo IPv6 é fundamental não só impulsionar o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) na região, mas também constitui uma ferramenta vital para conectar 40% dos latino-americanos que ainda não têm Internet, afirmou Warder Maia, presidente da LACNIC.

LACNIC 27, o maior encontro de profissionais da Internet da América Latina e do Caribe, foi realizado em Foz do Iguaçu com o apoio de NIC.br e CGI.br.

Maia ressaltou que em 2017 é comemorado os 15 anos de vida institucional da LACNIC e colocou especial ênfase na construção da comunidade do Registro Regional da Internet, o que permitiu o desenvolvimento da Rede adequada para as necessidades dos latino-americanos e caribenhos.

A América Latina e o Caribe atingiram este ano uma penetração da Internet de 59,6%. De acordo com os últimos números, a comunidade da Internet da região chegou a 385 milhões de usuários, incorporando 40 milhões novos no ano passado. “É motivo de orgulho e ao mesmo tempo um duplo desafio, porque precisamos conectar aqueles que não estão conectados e, ao mesmo tempo, manter na Rede os que já estão”, acrescentou Maia.

Durante o evento, foram abordadas tendências tecnológicas emergentes e seu impacto no desenvolvimento futuro da Internet para os próximos 10 anos no painel “A Internet do futuro: sua evolução nos próximos 10 anos”. Moderado por Oscar Robles (CEO da LACNIC), o painel contou com a participação de Adiel Akplogan (ICANN), Cristine Hoepers (CERT.br), Flavio Amaral (Netflix) e Matías Quintanilla (Telefônica Argentina).

Além disso, pela primeira vez um encontro da LACNIC contou com a presença de Göran Marby, CEO da ICANN, que apresentou “ICANN – após a transição das funções de supervisão da IANA”. O CEO DA ICANN reconheceu o trabalho da comunidade de números e, em relação à América Latina e ao Caribe, destacou o crescimento do IPv6.

Dos cinco dias do evento houve uma jornada dedicada ao IPv6 Day com um painel de casos de sucesso onde foram apresentadas as boas práticas e exemplos da região (Telefônica Brasil, COPEL, ANTEL do Uruguai e Telecentro Argentina)

Outro destaque do LACNIC 27 foi a apresentação do primeiro grupo antiabuso da região, uma iniciativa para fortalecer a luta contra as ameaças on-line.

Enquanto isso, o impulso da LACNIC por uma maior participação das mulheres nas TICs da América Latina e do Caribe foi refletido na grande participação no painel de diversidade e inclusão. Organizado pela lista de discussão de IT Woman, esta iniciativa procurou reforçar o papel feminino na comunidade da Internet da região.

FONTE LACNIC