NIC.br

Ir para o conteúdo
21 JUN 2017

JF é escolhida para ser uma das cidades brasileiras com domínio de site personalizado


Tribuna de MInas - 20/06/2017 - [gif]


Assunto: Novos DPNs sob o .br

JF é escolhida para ser uma das cidades brasileiras com domínio de site personalizado

Os domínios na internet já perderam o www e estão cada vez mais personalizados. Se antes existia, no Brasil, apenas “.com” ou “.com.br”, além dos específicos para ongs ou instituições educacionais, agora as cidades são convidadas a escolherem como querem aparecer em sites específicos do local.

O mais interessante é que está havendo uma consulta pública para toda comunidade on-line que deseja dar palpites ilimitados sobre como sua cidade deve aparecer. Florianópolis (SC) ficou com “floripa.br”, João Pessoa (PB) carinhosamente é “jampa.br”, em Vitória (ES) foi escolhido “vix.br” e, agora, Juiz de Fora entrou na sequência. A ideia é que pensem características da cidade, apelidos ou nomes como popularmente é conhecida. Quando você fala que vive em Juiz de Fora, como costuma referir-se a nossa cidade?

Usuários a partir de 12 anos, de preferência que tenham algum vínculo com a cidade escolhida, podem colocar suas contribuições e ideias em cidades.registro.nic.br. Essa campanha é uma proposta do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que deve ao todo abarcar 46 localidades do território nacional com mais de 500 mil habitantes. A regra é que tenham pelo menos três caracteres e que sejam utilizados apenas letras, números e hífen.

A fim de motivar a participação ampla das pessoas e viabilizar a participação da comunidade no desenvolvimento global da web, as cidades que tiverem mais adeptos enviando suas sugestões devem ter seu domínio personalizado disponibilizado mais cedo. À medida que forem sendo liberados para novos registros, os novos DPNs (categorias de domínio .br) serão divulgados no site nic.br.