NIC.br

Ir para o conteúdo
15 OUT 2007

Internet fica mais acessível na Região Sudeste






Veículo: Correio do Brasil
Data: 15/10/2007
Assunto: PTT.br

O Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciou, na tarde desta segunda-feira, a ampliação da capacidade do Ponto de Troca de Tráfego (PTT) Metropolitano (PTTMetro), projeto que viabiliza a infra-estrutura necessária para a interconexão direta entre as diversas redes formadoras da Internet brasileira. A partir desta terça-feira, o PTTMetro de São Paulo terá velocidade aumentada de 1 Gbps para 10 Gbps.

De acordo com Milton Kaoru Kashiwakura, coordenador técnico do PTTMetro, a mudança atenderá à crescente demanda dos provedores e concessionárias de telecomunicações, além de melhorar o desempenho da rede.

- Para o usuário final, em longo prazo, o resultado será a redução de custo, uma vez que a troca de tráfego custa menos que a banda Internet de trânsito - explica.

Outra novidade do projeto é a instalação do PTTMetro de Salvador, que acontecerá este mês.

- Para a população da cidade é esperada uma redução no tempo de atraso de até 50 milésimos de segundo, pois o tráfego entre ISPs diferentes hoje vem até São Paulo para depois voltar para Salvador - afirma Kashiwakura.

A atuação do PTTMetro está focada nas regiões metropolitanas que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet. Atualmente há PTTs em funcionamento em São Paulo, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis.

O PTTMetro

Um PTTMetro é uma interligação em área metropolitana de Pontos de Interconexão de Redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, sob uma gerência centralizada. Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não por meio de redes de terceiros. Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação à entrega de seu tráfego, o que resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes.