NIC.br

Ir para o conteúdo
08 NOV 2006

Internet cresce só 1,5% nas metrópoles brasileiras--estudo






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Reuters
Data: 08/11/2006
Assunto: Indicadores

O uso da Internet aumentou apenas 1,5 por cento nas principais cidades do país este ano, atingindo 14,5 por cento dos lares, mostrou uma pesquisa na quarta-feira sobre uso da tecnologia da informação e da comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2006.

De acordo com a sondagem, que inclui mais de 10 mil entrevistas entre julho e agosto nas áreas metropolitanas de todas as regiões, o uso da rede mundial de computadores segue concentrado nas famílias mais ricas e de maior escolaridade.

"A principal justificativa entre aqueles que não dispõem de acesso à Internet em casa é a falta de computador, o custo elevado desse equipamento e do acesso", disse em um comunicado Rogério Santanna, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Apesar disso, a pesquisa apontou mais donos de computadores nas classes B e C, melhora na qualidade do acesso doméstico e avanço no uso de centros de acesso público pagos, como lan houses. Houve ainda um aumento na presença de computadores nos domicílios, de 16,6 por cento em 2005 para atuais 19,6 por cento.

Ainda conforme o estudo, 97 por cento dos domicílios têm televisões e 49,7 por cento contam com telefone fixo. Os telefones celulares aumentaram de 61 para 68 por cento neste ano. A margem de erro da pesquisa é de 1,5 por cento.