NIC.br

Ir para o conteúdo
08 NOV 2006

Internet chega a 15% das residências urbanas no Brasil






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: G1
Data: 08/11/2006
Assunto: Indicadores

Um estudo realizado na zona urbana das cinco regiões do Brasil indica que a internet está presente em 14,5% dos domicílios destas áreas. O crescimento foi considerado tímido em relação a 2005, quando a penetração ficou em 13%. A 2ª Pesquisa Sobre Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil entrevistou 10,5 mil pessoas entre julho e agosto deste ano para levantar os dados.

Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), que realizou o estudo, o acesso à rede mundial de computadores está ligado à renda, classe social e escolaridade dos brasileiros -- quanto mais altas, maiores as chances de eles navegarem na internet em suas próprias residências.

"A principal justificativa entre aqueles que não dispõem de acesso à internet em casa é a falta de computador, o custo elevado desse equipamento e do acesso", afirmou Rogério Santanna, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O estudo também mostra que a conexão discada é a predominante nos domicílios brasileiros (49,06%), contra 28,64% da banda larga, mais cara que a alternativa dominante.

A presença de computadores nas residências brasileiras ficou em 19,6% neste ano, contra 16,6% em 2005. As regiões Sul e Sudeste ficam acima da média nacional (25%), enquanto as regiões Norte e Nordeste ficam bem abaixo (10% e 8,5%, respectivamente). A título de comparação, 97% dos domicílios têm aparelhos de televisão, enquanto 49,7% contam com telefones fixos.