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23 MAR 2007

Internauta brasileiro é jovem e minoria entre a população






Veículo: Reuters
Data: 23/03/2007
Assunto: Indicadores

A média de idade dos internautas do Brasil é de 28,1 anos, e eles representavam em 2005 um grupo formado por apenas 21 por cento da população, ou 32,1 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento, que foi realizado em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil entre 408.160 pessoas, afirma que o número médio de anos de estudo dos internautas era de 10,7 anos e o rendimento médio mensal domiciliar per capita era de 1.000 reais em 2005.

Em comparação, os 79 por cento da população que não acessou a Internet no país até o final de 2005 tinha uma média de idade "expressivamente maior" de 37,5 anos e apenas 5,6 anos de estudo. A renda per capita mensal desse grupo era de 333 reais por mês.

A PNAD 2005 também afirma que um terço dos jovens de 15 a 17 anos do país eram internautas, no maior percentual entre as outras faixas de idade.

"Os jovens no Sul e no Sudeste, principalmente os de classe média e alta, usam mais a Internet para lazer, como sites de relacionamento, enquanto que no Norte e no Nordeste, é para fins educacionais, são pessoas de renda menor, que normalmente acessam da escola para obterem informações", disse Marcia Quinstler, coordenadora do núcleo de trabalho e rendimento do IBGE, à Reuters.

A pesquisa, que não registra os avanços no mercado de informática nacional após programas do governo para reduzir a exclusão digital, afirma que o principal motivo citado pelas pessoas que não navegaram na Internet até o final de 2005 era a ausência de acesso a um computador. Esse motivo aparece em 37,2 por cento das respostas. O custo elevado do computador foi apontado por 9,1 por cento dos pesquisados.

Enquanto isso, 20,9 por cento dos entrevistados disseram que não achavam necessário ou não queriam acessar a Web, grupo formado por pessoas com rendimento mensal per capita de 481 reais. E 20,5 por cento afirmaram que não sabiam usar a Internet.

"Quem usa a Internet no Brasil usa muito e intensamente, mas há a barreira da renda, tanto para comprar o computador quanto para acessar a Internet, porque ainda é muito caro", disse Plínio de Aguiar, presidente da Anatel.

Segundo dados da União Internacional das Telecomunicações (UIT), o Brasil em numero de domicílios com Internet é o 1o na América Latina e o 20o no mundo, disseram técnicos do Comitê Gestor. Em número de usuários, o Brasil é o 1o da América Latina e o 5o no mundo. Em termos de penetração no total da população, o Brasil é o 4o na América Latina, atrás de Costa Rica, Guiana Francesa e Uruguai, e o 62o no mundo.

A pesquisa PNAD 2005 pode ser visualizada em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet/internet.pdf.

A empresa de pesquisa Ibope Net/Ratings informou na quinta-feira que a base de internautas com acesso em casa à Web cresceu 4,1 por cento em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2006, para 22,1 milhões de pessoas. No total, a empresa informou que o país fechou fevereiro com um total de 32,9 milhões de pessoas com 16 anos ou mais com acesso à Internet em qualquer local (casa, trabalho ou cibercafés, por exemplo).