NIC.br

Ir para o conteúdo
17 NOV 2006

Icann traz discussão sobre nomes de domínios para o Brasil






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: TI Inside
Data: 17/11/2006
Assunto: ICANN São Paulo

A reunião da Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que acontecerá de 2 a 8 de dezembro, em São Paulo, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), colocará em discussão os resultados dos testes de inserção na raiz do sistema de Nomes de Domínios Internacionalizados (IDNs, na sigla em inglês). A Icann é entidade responsável pelo gerenciamento de nomes de domínios, endereçamento IP, servidores-raiz e protocolos da internet no mundo.

A expectativa é que esta reunião no Brasil traga alguns posicionamentos importantes sobre o tema. "Mudanças na 'zona da raiz' são nossa responsabilidade, mas essa não é uma tarefa simples. Se fizermos algo errado, podemos facilmente fragmentar a internet de forma permanente", declara Paul Twomey, presidente e CEO da Icann.

A entidade está conduzindo testes de laboratório para avaliar a capacidade da raiz para hospedar e trabalhar com IDNs. "O primeiro grande passo foi dado. As diretrizes da Icann e o trabalho dos diversos registros com domínios de segundo nível significam que em muitos casos já é possível expressar domínios em 'scripts' locais", diz Demi Getschko, membro do CGI.br e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br)

Espera-se que os testes ao vivo na raiz sejam completados e estejam prontos para análise até dezembro. Segundo Twomey, se esses testes forem bem-sucedidos, a Icann terá uma solução técnica. "Também há aspectos políticos que estão em discussão, referentes à criação de domínios de primeiro nível que incluam caracteres em 'scripts' locais. Precisamos que tanto os aspectos técnicos quanto os políticos estejam resolvidos para concluir esse processo", afirma.