NIC.br

Ir para o conteúdo
01 DEZ 2006

ICANN faz primeira reunião após renovação de contrato com EUA em SP






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: IDG Now!
Data: 01/12/2006
Assunto: ICANN São Paulo

São Paulo - Conselho do ICANN deverá discutir maior participação de países no órgão e discutir renovação dos domínios .ORG, .INFO e .BIZ.

Mesmo com decisões de grande impacto em vista, as atenções dos membros da Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (da sigla em inglês, ICANN) deverão se concentrar em questões internas durante o encontro de seu conselho diretor, que começa neste sábado (02/12) em São Paulo.

O evento, que se estenderá até a próxima sexta-feira (08/12), será a primeira reunião pública do conselho do órgão, responsável pela padronização e gerenciamento dos domínios da internet, após a diminuição da influência norte-americana no ICANN.

Em setembro, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, responsável pela administração do grupo com poder intervir em pontos polêmicos, anunciou que diminuiria sua influência no ICANN para que o órgão se tornasse independente em médio prazo.

Com a medida, a participação dos países membros do ICANN na tomada de decisões sobre a padronização da web deverá aumentar, acredita Vanda Scartezini, membro do conselho do ICANN.

A executiva defende que o fim do controle dos EUA dará espaço "a uma entidade internacional", idéia compartilhada com o outro conselheiro brasileiro do ICANN, Demi Getschko.

"Imagino que (a mudança dos EUA) deverá aliviar parte das pressões sobre o ICANN, já que ninguém quer um órgão internacional sob o controle de apenas um governo. Ou (o controle) é de um pra muitos ou de um pra zero", define.

Particularmente, Getschko vê uma administração de "um para zero", com a organização tomando traços de entidade independente pelo menor número de indicações internas para membros do conselho do ICANN, como a melhor saída para a organização.

O atual contrato de gerenciamento do Departamento de Comércio dos EUA, previsto para terminar em 2009. Até lá, Getschko acredita que o ICANN terá dado provas suficientes que funciona como órgão independente que o contrato não será renovado.

No encontro em São Paulo, o ICANN deverá continuar a discussão sobre a renovação dos contratos referentes aos domínios .ORG, .INFO e .BIZ, decorrentes da negociação do .COM, iniciada em março deste ano e finalizada junto à Verisign na quinta-feira (30/11).

Além de Getschko e Scartezini, o conselho do ICANN reunirá mais 13 executivos estrangeiros em São Paulo, incluindo o pesquisador Vint Cerf, inventor da linguagem TCP/IP e evangelista chefe do Google.

Interessados podem ser cadastrar gratuitamente no site do ICANN para participar do evento.