NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

ICANN divulga documento para rebater críticas sobre gerenciamento da web






Veículo: IDG Now!
Data: 12/11/2007
Autor: Guilherme Felitti
Assunto: IGF

Rio de Janeiro - Organização que regula padrões online tem seu papel questionado no 1º dia do IGF e divulga documentos respondendo questões básicas.

Por mais que a organização do Internet Governance Forum 2007 afirme que os debates deverão se concentrar em premissas para tornar a rede mais segura e estável, o principal assunto lembrado no evento que acontece no Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira (12/11) responde por uma sigla: ICANN.

O papel da Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (da sigla em inglês, ICANN), atualmente responsável pela formatação de padrões da grande rede, foi alvo de questionamentos tão freqüentes graças à sua histórica posição próxima aos Estados Unidos que a entidade divulgou um comunicado para a imprensa esclarecendo suas funções básicas.

No estilo de um FAQ, o documento rebate possíveis críticas à seu gerenciamento online que podem surgir durante os debates do IGF 2007 esclarecidas em questões bastante defensivas e que não constam nas "questões frequentemente feitas" oficiais disponíveis no site da entidade.

O "FAQ para o Internet Governance Forum" esclarece que o ICANN não controla a internet, se prestando apenas a uma função técnica limitada, e que o órgão não pode control

ar ou tirar do ar o acesso à internet de determinados países. Em uma pergunta que faz referência direta ao envolvimento do órgão com o Departmento de comércio dos EUA, o ICANN ainda esclarece que não recebe ordens do órgão federal e não prioriza questões que possam interessar economicamente à economia norte-americana.

Ao questionar por que mudar o modelo do ICANN se ele funciona tão bem, o documento explica que, em razão da expansão da internet, organizações responsáveis por administrar a internet precisam "abraçar as mudanças".

O arquivo é encerrado negando que o ICANN ignora comentários públicos de usuários que opinam sobre formatações online e sugere links para que interessados possam se envolver com a organização