NIC.br

Ir para o conteúdo
14 SET 2006

ICANN abre venda de domínios .mobi a todos a partir de 26 de setembro






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Boa Dica
Data: 14/09/2006
Assunto: Governança

A partir do dia 26 de setembro, o dotMobi, a serviço da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão que regulamenta o registro de domínios na Internet em todo o mundo, passa a receber pedidos de pessoas físiscas para sites com a terminação .mobi. Este domínio será voltado para sites criados para navegação por meio de celulares e PDAs .

O ICANN criou uma série de procedimentos de segurança para evitar a ação de piratas de domínios, pessoas ou empresas que registram para si nomes de outras companhias ou entidades. Um deles foi dar início, em 22 de maio, à venda dos domínios exclusivamente para empresas ligadas ao mercado de mobilidade, como operadoras de telefonia e fabricantes de equipamentos. Em junho, o registro de domínios se estendeu a empresas de todos os tipos e em setembro a qualquer interessado.

Até agora, 11 mil sites .mobi foram registrados junto ao dotMobi desde a abertura dos registros, em maio. A média paga para cada domínio foi de cerca de US$ 250, mas segundo porta-voz da dotMobi, este valor deve cair quando os endereços forem oferecidos ao grande público.

A decisão pelo registro dos domínios .mobi vem de pesquisas que têm sido feitas no mercado wireless . De acordo com a consultoria Yankee Group, em 2006, US$ 1 bilhão devem ser movimentados apenas com compra e venda de conteúdo para aparelho móveis.