NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Futuro da Internet é foco do CGI.br no IGF 2007






Veículo: Convergência Digital
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

Com presença cada vez maior nos cenários político, econômico e social, a governança da Internet será o centro das discussões do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e representantes de mais 70 países presentes no IGF Brazil 2007 - Fórum sobre Governança da Internet (Internet Governance Forum), que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

Um dos objetivos do evento será debater novos temas que têm surgido a cada dia com a penetração crescente da rede em diversos ambientes. As conseqüências políticas do conteúdo gerado pelos internautas terão atenção especial e, a partir das discussões realizadas no fórum, a comunidade internacional terá de encontrar políticas e ações para o novo contexto, com usuários produzindo material para espaços na Web, como Orkut, blogs, wikis etc.

"Como não podemos pensar em Sociedade da Informação sem interface Web, temos que discutir as tendências que terão impacto sobre toda a sociedade", diz o Prof. Hartmut Richard Glaser, diretor do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), braço executivo do CGI.br.

Outro importante tópico da sessão plenária "Assuntos Emergentes", que será realizada no dia 15 de novembro, às 14h, são as decorrências políticas da rápida difusão da Internet móvel e sem fio. Segundo Glaser, "não basta apenas criar cidades digitais com acesso sem fio para todos os cidadãos, temos de levar em conta também a segurança e a privacidade de dados dos internautas".

O encontro internacional terá seis grupos temáticos que servirão como base para as discussões realizadas na programação do evento: acesso, diversidade, abertura, segurança, recursos críticos e assuntos emergentes.