NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Fórum no Rio debate Internet mais segura e democrática






Veículo: I Paraiba
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

O Brasil é sede a partir de hoje do segundo Fórum de Governança da Internet que se realiza no Rio de Janeiro. São esperados mais de mil representantes de governos, setor privado e sociedade civil de cerca de 70 países que discutirão como tornar a rede mundial de computadores mais democrática, segura e barata.

O fórum foi criado a partir da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Tunísia, em 2005. A intenção é discutir novos modelos de organização da Internet, que atualmente tem seus endereços distribuídos por uma entidade norte-americana, vinculada ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a Icaan (Internet Corporation for Assigned Name and Numbers).

A entidade é alvo de críticas pelo vínculo com o governo dos Estados Unidos e pelo desejo dos países em participar mais da infra-estrutura que sustenta a web. Segundo o diretor administrativo do NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI), professor Hartmut Richard Glaser, dez dos 13 computadores que armazenam em tempo real informações que conectam internautas aos sites da web estão nos Estados Unidos, numa ameaça à segurança dos endereços da rede em caso de ataques ou incidentes.

"Existe uma tendência dos norte-americanos em flexibilizar (seu papel na Internet). Eles estão começando a perceber que eles podem comprar o modelo de múltiplos interessados na governança da Internet", disse Glaser em entrevista na semana passada. "Se tiver governo, que existam mais governos (participando da Internet) ou nenhum governo", defendeu.

O fórum, que vai de 12 a 15 de novembro, consumirá investimentos de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões que serão aplicados pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, afirmou o professor. O CGI é uma entidade composta por membros do governo, do setor empresarial e da comunidade acadêmica do país.

O fórum será seguido ainda por outros dois encontros: na Índia em 2008 e no Egito em 2009. A primeira edição foi realizada em Atenas, no ano passado.

Governança
Para o diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gerson Rolim, o principal assunto em discussão será a democratização da coordenação da Internet, atualmente feita por norte-americanos. Rolim explicou que atualmente os Estados Unidos têm a "chave para ligar e desligar" a Internet. E defendeu que Brasil, Rússia, Índia e China, países que somados têm mais internautas que os Estados Unidos, deveriam ter maior influência na política e na governança da rede mundial no mundo.

Uma alternativa proposta é o modelo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que coordena e integra todos os serviços de internet no país. Os representantes são membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica. Os representantes da sociedade civil são eleitos e participam das deliberações e dos debates sobre as prioridades da internet.

Mais informações sobre o 2º Fórum de Governança da Internet, que termina na quinta-feira (15)podem ser obtidas no site www.igfbrazil2007.br/port.