NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Fórum de internet da ONU começa no RJ debatendo estabilidade da rede






Veículo: IDG Now!
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

Começa nesta segunda-feira (12/11) no Rio de Janeiro o Internet Governance Forum 2007, evento organizado pela Organização das Nações Unidas para debater rumos do gerenciamento da grande rede mundial feito pela Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (do inglês, ICANN).

Na primeira edição do evento, realizada em Atenas em 2006, o órgão decidiu por quatro temas que atingiriam os principais problemas encontrados para a popularização da internet atualmente: acessibilidade, abertura, segurança e diversidade.

Mesmo mantendo os quatro princípios como ponto balizador das discussões em 2007, a segunda edição do IGF, que acontece até a próxima quinta-feira (15/11), deverá se concentrar em debates para diminuir a dependência política que o ICANN atualmente tem do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Como parte deste processo de separação, o ICANN anunciou que começaria a testar em outubro os primeiros domínios com caracteres que não previstos em línguas latinas, como japonês, chinês, árabe, persa e russo, o que ajudará na popularização das nomeclaturas online em regiões ainda ignoradas pelo sistema atual de domínios.

O debate brasileiro será o primeiro que reunirá a cúpula do ICANN após o anúncio dos testes com caracteres especiais.

Segundo Augusto César Gadelha Vieira, coordenador do Comitê Gestor de Internet, órgão regulador da internet brasileira que apóia o evento, o IGF deverá debater a melhor estrutura para um órgão que tem que gerenciar todos os recursos da internet da maneira mais ampla e popular possível, preocupação que explica o nome do evento.

"A ONU reconhece que não é o órgão adequado para fazer isto. O governo dos Estados Unidos está ciente desta solicitação, mas afirmou que apenas fará desde que tenha garantia de estabilidade na rede", garante Gadelha, que explica que tais mudanças poderiam ajudar a conferir estabilidade suficiente na rede para que o acordo com os EUA fosse rompido.

O IGF 2007 abrangerá também uma série de debates que têm como tema segurança online, com destaque para medidas tomadas por países emergentes para combater a pedofilia e discussões acerca da Convenção de Budapeste, que facilitaria a troca de dados maliciosos armazenados em servidores estrangeiros entre países.

Além da inclusão de caracteres especiais em domínios, o IGF 2007 se concentrará em discutir soluções de inclusão digital para comunidades longes selo_saidade grandes centros e padrões e especificações que facilitem o acesso à web de usuários com necessidades especiais.