NIC.br

Ir para o conteúdo
10 AGO 2017

Evento gratuito em JP discute sobre cidades inteligentes


Correio da Paraíba - 08/08/2017 - [gif]


Assunto: EXPOTEC 2017

A cidade de João Pessoa será a partir desta quarta-feira (9), sede da EXPOTEC 2017. A capital paraibana é a quarta cidade mais inteligente e conectada do Nordeste e a 43ª no Brasil, segundo o estudo Connected Smart Cities 2017. O tema será objeto de debate no evento, que será realizado até 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, com entrada gratuita. Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram nesta edição. Faça aqui sua inscrição. Comente no fim da matéria.

O objetivo maior das Cidades inteligentes (CI) é criar meios de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomentar a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados.

O conceito de cidades inteligentes (Smart Cities) se define, entre melhorias de gestão e transparência, pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os municípios mais eficientes, melhores de se viver e autossuficientes. A ideia ganhou força nos últimos cinco anos e foi impulsionada pela construção do zero de cidades inteligentes como Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai.

Na EXPOTEC 2017, a grade de programação contará com 168 palestras, oficinas, desfiles e competições para os inscritos, falando sobre diversos assuntos como: bitcoins; criptografia para cartões de crédito; desenvolvimento sustentável; tecnologia a serviço de portadores de deficiência, da sociedade e animais; redes sociais; cosplay; chatbots; startups; energias renováveis; software livre; educação; robótica; Internet das Coisas; e, claro, inclusão digital, entre outros assuntos.

Também será realizada uma feira com atrações abertas aos visitantes, oferecidas por algumas marcas conhecidas mundialmente no ramo da tecnologia.

A EXPOTEC 2017 é organizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB) tem o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Governo do Estado da Paraíba.