NIC.br

Ir para o conteúdo
04 DEZ 2006

Evento em São paulo discute o futuro da internet






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: G1 - Portal de notícias da Globo
Data: 04/12/2006
Assunto: ICANN São Paulo

Encontro de uma semana terá representantes de 80 países. Debates incluem novos domínios e nova versão de protocolo IP.

Os participantes do evento Icann Meeting São Paulo, realizado durante esta semana na capital paulista, vão discutir até sexta-feira (08) questões relacionadas ao futuro da internet. O encontro iniciado nesta segunda (04) reúne participantes de 80 países e foi organizado pela Icann (Corporação da Internet para Nomes e Números Designados), instituição sem fins lucrativos responsável pela coordenação da rede mundial de computadores.

Os responsáveis pelo 27º encontro internacional da Icann afirmaram que o foco da reunião em São Paulo está voltado à criação de novos domínios para a internet, novas regras e também à versão seis do protocolo da internet (IP), que substituirá a versão quatro, atualmente em uso.

"Essa transição de padrões tem como principal característica o aumento na quantidade de endereços de internet. Enquanto a versão quatro tem capacidade para 4,3 bilhões deles, a próxima geração oferece uma possibilidade trilhões de vezes maior", afirmou Vint Cerf, presidente da Icann, executivo do Google e personalidade conhecida como "pai da internet".

A mudança deve acontecer nos próximos anos e, segundo Cerf, as ferramentas de hardware e software utilizadas atualmente já são compatíveis com a novidade. Especialistas afirmam que, até 2014, estariam esgotadas as possibilidades de criação de novos endereços na internet, caso a versão quatro fosse mantida.

O evento realizado até sexta-feira no Hotel Transamérica é gratuito e está aberto ao público. Essa é a segunda vez que a Icann realiza um encontro no Brasil; o primeiro encontro da corporação no país aconteceu no Rio de Janeiro, em 2003.