NIC.br

Ir para o conteúdo
18 AGO 2006

EUA renovam acordo com ICANN para gerenciar domínios






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Boa Dica
Data: 18/08/2006
Assunto: Governança

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos renovou seu contrato com a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão responsável pelos nomes e domínio da internet, para manter a gestão das funções técnicas do sistema de domínios na web como é hoje.

A renovação do contrato vale para o gerenciamento do sistema de nome de domínios (DNS, do inglês domain name system), mas não é uma extensão do controverso memorando de entendimento entre o Departamento de Comércio e o ICANN, que prevê a transição da gestão dos domínios para o setor privado.

Este memorando de entendimento expira em 30 de setembro e o Departamento ainda não tomou nenhuma medida a seu respeito, disse um porta-voz do órgão.

Usuários de internet de fora dos Estados Unidos, incluindo o Grupo de Governança da Internet das Organização das Nações Unidas (ONU) criticam o acordo, dizendo que ele coloca o ICANN sob controle do governo dos Estados Unidos.

Por enquanto, o Departamento renovou apenas o acordo para gerenciar a IANA (Internet Assigned Numbers Authority), autoridade de determinação de números na internet, até 2011.

O contrato prolonga o gerenciamento pelo ICANN da alocação de espaços para os endereços IP (Internet Protocol), da identificação de protocolos, do sistema de nomes e domínios genéricos e por código de país, e das funções dos servidores raiz, disse o ICANN em um comunicado à imprensa.

Organização sem fins lucrativos, o ICANN vem gerenciando estas funções desde 2000 por meio de um contrato com o governo dos Estados Unidos. O novo contrato traz uma série de cláusulas de um ano.

Em fevereiro, o Departamento pediu informações sobre outras entidades qualificadas para gerenciar as funções da IANA e concluiu que o ICANN era o "distintamente qualificado para realizar as funções técnicas críticas para a segurança e a estabilidade da Internet".