NIC.br

Ir para o conteúdo
06 JUN 2017

Entidade libera sites com endereço "poa.br", personalizados para Porto Alegre


Zero Hora - 05/06/2017 - [gif]


Assunto: Novos DPNs sob o .br

Além da capital gaúcha, será possível registrar sites com endereços ligados a Florianópolis e a João Pessoa

Usuários de internet interessados em ter nomes de domínios associados aos nomes populares das cidades de João Pessoa, Florianópolis e Porto Alegre poderão registrar endereços contendo "jampa.br", "floripa.br" e "poa.br" a partir deste mês. Ou seja, será possível criar uma página com um endereço do tipo www.pagina.poa.br.

Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que é a entidade responsável pelo registro de domínios .br, os registros de sites com o domínio .poa podem ser feitos a partir do dia 14 de junho. Os de Florianópolis estarão no ar a partir da próxima segunda-feira (12), e os de João Pessoa, no dia 8. Essas serão as três primeiras cidades que terão domínios .br próprios. A definição se deu por meio de uma pesquisa em que deu essas foram as cidades mais sugeridas para ter um novo Domínio de Primeiro Nível (DPN).

Conforme Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br, além da escolha do público, os nomes escolhidos possuem características válidas para a criação de um novo DPN, de acordo com o regulamento da chamada.

O NIC.br segue recebendo contribuições para escolher os nomes de outros 43 municípios — capitais ou que tenham mais de 500 mil habitantes. Quem quiser contribuir pode acessar o regulamento completo no site. As cidades que tiverem maior repercussão e, consequentemente, um maior volume de sugestões, poderão ter seus domínios criados mais cedo. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem.

– A participação da comunidade da internet é fundamental nesse processo. O NIC.br mantém o convite para que todos participem e contribuam com a definição dos apelidos e nomes populares das cidades para os novos domínios que serão criados – ressalta Getschko.

A chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado. Não há premiação ou remuneração por parte do NIC.br, o objetivo é receber contribuições espontâneas de nomes já consagrados para novos DPNs de cidades. Os novos DPNs de cidades que forem sendo criados serão divulgados ao longo de 2017 no sítio do NIC.br.