NIC.br

Ir para o conteúdo
15 OUT 2007

Empresas investem pesado na web






Veículo: O Tempo
Data: 15/10/2007
Assunto: Domínios

A Internet se tornou tão essencial à vida das empresas quanto o telefone ou a eletricidade. No Brasil, a prova disso está no número de endereços com final .br. Em setembro, havia 1,193 milhão de endereços com esse final, de acordo com o Registro.br (um aumento de 20% em 12 meses). O mercado de hospedagem de sites tem apresentado, por vários anos, crescimento de dois dígitos e ainda dá sinais de aceleração. "A cada bimestre, aparecem de 15 a 20 novas empresas de hospedagem", diz Fernando Viberti, diretor da Conteúdo Online, que publica bimestralmente o relatório HostMapper Brasil, com informações sobre o mercado.

Em julho, havia 429 empresas que hospedavam sites no país e os endereços com final .br pertencem a 664 mil empresas e indivíduos. O Brasil é um dos seis países com mais de 1 milhão de endereços registrados. Os outros são Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Itália. A LocaWeb é a maior empresa do mercado. Criada em janeiro de 1998, tem controladores brasileiros e apresenta crescimento médio de 50% ao ano no faturamento. A empresa hospeda mais de cem mil sites, sendo 3.300 lojas virtuais.

"A primeira idéia era fazer um portal de negócios para o setor de confecção, chamado Intermoda", diz Gilberto Mautner, vice-presidente de tecnologia e novos negócios da LocaWeb e um dos fundadores da empresa. Em quatro meses, os sócios perceberam que a idéia não decolava e resolveram oferecer espaço de hospedagem para terceiros. "Fizemos anúncio de um centímetro quadrado no jornal e, no dia seguinte, já tínhamos dez sites.

"Mesmo com o estouro da bolha, em 2000, a empresa não deixou de crescer. Crescemos 150% em 2000 e 50% em 2001", diz Mautner. Em 2006, a empresa criou um data center próprio, com mil metros quadrados e capacidade para 5.000 servidores.