NIC.br

Ir para o conteúdo
06 AGO 2008

Empresa de grande porte procura: Profissional de TI especializado!






Baguete - 06/08/2008 - [ gif ]
Autor: Marta Vuelma
Assunto: Indicadores

Entre os anos de 2006 e 2007, cresceu de 28% para 38% a fatia de empresas que encontraram dificuldades ao recrutar o profissional de TI que estavam procurando.

A falta de qualificação específica ainda é apontada pela maioria das empresas (79%) como o principal empecilho para a contratação, seguido por falta de experiência no ramo (69%) e pretensões salariais altas (58%). Estes dados foram levantados pela Pesquisa Anual sobre o uso de Teconologia da Informação e Comunicação no Brasil realizada pelo NIC.br e divulgada em 20/05/08.

O aumento da complexidade dos ambientes computacionais integrando voz, dados e imagem e a consequente dependência das empresas desses ambientes exige profissionais cada mais qualificados nas suas áreas de atuação.

A Internet trouxe um número incontável de possibilidades de uso da tecnologia, seja para o usuário doméstico ou para pequenas, médias e grandes empresas. Neste mesmo cenário surge a incontestável necessidade de ferramentas de segurança e gerenciamento da informação.

É nesta turbulenta maré de diversidade tecnológica e exigências por parte dos usuários e empresas que deve se posicionar o profissional de TI. É dele a responsabilidade de apontar a melhor solução (técnica, economicamente viável, com garantia de funcionamento e escalabilidade) para atender a necessidade do seu mercado.

Mas como acompanhar a velocidade das mudanças e manter-se sempre atualizado? A resposta é rápida: especialização. Seja na forma de cursos rápidos, certificações, formações técnicas ou de nível superior, a especialização é a maneira mais rápida e eficaz do profissional de TI posicionar-se no mercado. Os cursos técnicos ou tecnológicos têm-se mostrados a melhor alternativa para quem procura um "upgrade" rápido para a carreira.

Oferecem conhecimentos práticos e voltados para a realidade do mercado em curto espaço de tempo (a média é de um ano e meio). Além disso, proporcionam um direcionamento para a carreira de quem está indeciso sobre que área seguir. Mais do que nunca é preciso determinar o foco para carreira e buscar os conhecimentos necessários para se tornar o especialista exigido pelo mercado.

Outro item indispensável no currículo é a Certificação. Atualmente, todos os principais fabricantes oferecem treinamento para o profissional que deseja se especializar no seu produto (seja software ou hardware). Após o treinamento são aplicadas avaliações pelos fabricantes ou por entidades independentes que atestam o conhecimento do profissional. Esse é um dos motivos porque os empregadores valorizam tanto o quesito Certificação ao avaliar um candidato.

A procura por profissionais especializados não é mais uma tendência, é um fato concreto que só tende a crescer impulsionado pelas exigências de mercado. Assim, a busca pela qualificação profissional é um investimento de retorno certo e garantido para qualquer um que deseje conquistar uma posição de destaque no mercado. Para as empresas, este é o profissional capaz de implementar soluções que colaborem para o seu negócio, protejam o investimento e atinjam os objetivos estabelecidos.