NIC.br

Ir para o conteúdo
12 JUN 2017

Educação digital: profissionais são capacitados a trabalhar comportamento online com crianças e adolescentes em Macapá


MPF - 08/06/2017 - [gif]


Assunto: Segurança na Internet

Oficina promovida pelo MPF, Safernet e CGI.br capacitou cerca de 200 educadores

Cerca de 200 educadores foram capacitados a trabalhar temas como ciberbullying e sexting (compartilhamento de imagens ou vídeos contendo cenas de sexo ou nudez) com crianças e adolescentes na oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”. A atividade foi ministrada pelo psicólogo e diretor da organização não governamental Safernet Rodrigo Nejm. O evento, resultado de parceria com o Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), foi realizado nessa quarta-feira (7), no auditório do Sebrae, em Macapá (AP).

Nejm apresentou dados relativos à presença online de crianças e adolescentes. Atualmente, cerca de 80% deles, com idade entre 9 e 17 anos, fazem uso da internet. Esse número representa 23,4 milhões de usuários nessa faixa etária.

Os participantes da oficina receberam esclarecimentos sobre ciberbullying e o papel dos educadores no combate à violência online, além de dicas sobre como proceder em determinados casos. Durante o evento, foi distribuído material pedagógico contendo estratégias de como orientar os alunos a usar a internet com segurança e responsabilidade.

Educação e cidadania - Nejm reforçou que não se pode abrir mão de fortalecer na escola uma forma de cidadania não baseada na violência. “A gente saber reconhecer que a escola ou o projeto social são os únicos lugares onde algumas crianças podem ter um espaço sem violência. O fundamental é embutir na educação a cidadania, o respeito, ensinar a saber conviver com as diferenças”, finalizou. Ele orientou a buscar o judiciário somente quando todas as formas pedagógicas no ambiente de aprendizado falharem.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão Rodolfo Lopes enfatizou o trabalho do MPF voltado à defesa das garantias constitucionais, da implementação dos tratados internacionais e ressaltou a importância de atividades voltadas para a educação dos jovens. “O Brasil é um dos quatro maiores pólos de divulgação de pornografia infantil do mundo. É fundamental que as crianças e adolescentes sejam orientados ao uso responsável, seguro e cidadão da internet, compreendendo que nela há direitos e deveres a serem observados”, pontuou.

A oficina contou com a participação de professores das redes pública e particular do estado e do município de Macapá, integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Centros de Referência da Assistência Social, Instituto Federal do Amapá, Secretarias de Educação do Estado e do Município e Secretaria da Juventude e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Projeto – A oficina integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” que está alinhado às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014). Segundo o documento, é dever constitucional do Estado prestar educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Coordenado nacionalmente pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio do Grupo de Trabalho Comunicação Social, o projeto conta com o auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).