NIC.br

Ir para o conteúdo
01 SET 2012

Edições Anteriores






ARede - 09/2012 - [ gif ]
Assunto: Evento

O Ginga, software desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba para ser incorporado no setops boxes da TV digital brasileira, a partir do dia 4 deste mês, foi publicado no Portal do Software Público Brasileiro, licenciado em GPL. Estão programados eventos e oficinas para estimular a produção de conteúdos interativos e aplicativos para a nova plataforma. O objetivo é transmitir às comunidades conhecimentos e desenvolvimentos feitos pelo Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio, co-autor do Ginga, junto com a UFPB.

Toda a ação de disseminação da tecnologia foi batizada de Ginga Brasil, iniciativa da Associação de Software Livre (ASL), da Rits, do Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), da Tangolomango e da PUC-Rio. Os organizadores querem trazer para o público, em particular para as comunidades de baixa renda, a possibilidade de apropriação do conhecimento gerado nos laboratórios, em pesquisas em sistemas hipermídia e TV digital. A liberação do Ginga em código aberto sob licença GNU/GPL  permitirá o desenvolvimento de aplicações e conteúdos interativos para TV digital brasileira, usando as linguagens NCL e Lua, e  também que programadores contribuam com o desenvolvimento e evolução da própria linguagem NCL e do middleware.

Além do ambiente Ginga, também será liberado o código da ferramenta Composer, para a criação de aplicações e conteúdos interativos, de forma gráfica, mesmo por usuários sem conhecimento prévio de programação. Espera-se também que a comunidade de software livre possa melhorar e estender as facilidades dessa ferramenta de autoria. Uma Oficina de Programação NCL (quatro dias), este mês, será oferecida pela ASL, iniciando uma série de eventos de treinamento: oficinas, palestras, maratonas etc. Durante a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, haverá oficinas de produção de conteúdo interativo nas cinco regiões do país ((Manaus, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre), de 1 a 7 de outubro, para comunidades de baixa renda, com apoio de integrantes dessas comunidades, que serão treinados, em setembro, pela equipe Ginga da PUC-Rio.

Outros parceiros que queiram promover oficinas de NCL durante a primeira semana de outubro terão apoio dos organizadores. Duas já estão programadas pela ONG Movimento Emaus, em Fortaleza, e outra pelo Departamento de Informática da UFMA, em São Luís. Nas oficinas de outubro, será dada a partida, sob a coordenação da Tangolomango, à concepção de uma produção interativa, a ser apresentada em paralelo ao IGF (Internet Governance Forum), evento da ONU, que terá seu próximo encontro no Brasil, organizado pelo CGI.br, no período de12 a 15 de novembro.