NIC.br

Ir para o conteúdo
03 OUT 2017

Domínio "salvador.br" está no ar


TI Bahia - 02/10/2017 - [gif]


Assunto: Novos DPNs sob o ".br"

Salvador, 02/10/2017 - A partir desta segunda-feira (02), os usuários de Internet poderão registrar os nomes de seus negócios, profissões, prestações de serviços, ideias, entre inúmeras opções, sob o "salvador.br". O nome representa o município de Salvador (BA) entre os Domínios de Primeiro Nível (DPNs/categorias) criados e mantidos pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Para cadastrar os domínios de interesse associados ao nome da cidade, basta acessar o sítio do Registro.br.

O nome "salvador.br" – assim como "jampa.br", "floripa.br", "poa.br", "vix.br", "recife.br", entre outros DPNs – foi criado pelo NIC.br a partir da chamada de sugestões, em que usuários de Internet preenchem um formulárioon-line e indicam o nome ou apelido pelo qual a cidade é tratada e reconhecida. "Para o NIC.br, é de suma importância manter o diálogo aberto e consultar as preferências da comunidade antes de ampliar as opções para o registro do '.br'", explica Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

Pessoas físicas e jurídicas legalmente representadas no Brasil podem registrar domínios como "meunome.salvador.br", "minhaempresa.salvador.br", "minhaideia.salvador.br", entre outras diversas possibilidades. Todas as regras para o registro dos domínios ".br" estão disponíveis no sítio do Registro.br. Com a criação do "salvador.br", o NIC.br encerra a chamada de sugestões para Salvador (BA).

Novos DPNs
O processo continua aberto, no entanto, para outras localidades com mais de 500 mil habitantes que ainda não tiveram DPNs criados (veja a relação no sítio da campanha). O NIC.br reforça que não há premiação ou remuneração – o objetivo é receber contribuições espontâneas de apelidos e nomes já consagrados para novos domínios de cidades. A divulgação dos próximos DPNs acontecerá por meio do sítio do NIC.br.