NIC.br

Ir para o conteúdo
01 OUT 2009

Domínio ".net.br" está liberado para registro também por pessoa física






Seven Internet - Outubro de 2009 - [ gif ]
Assunto: Domínios

Mais uma possibilidade para divulgar e encontrar sites na internet. O domínio ".net.br" está disponível para registro de endereços eletrônicos por qualquer pessoa desde o dia 27 de outubro.

A Seven Internet, experiente em registro de domínios no Brasil e no exterior, viabiliza esse processo. Basta solicitar pelo endereço http://www.queroregistrar.com.br.

Antes de 6 de abril deste ano, somente empresas de telecomunicações podiam fazer esse registro. A partir de então, o ".net.br" começou a se tornar um DPN (Domínio de Primeiro Nível) genérico, assim como foi feito com o ".com.br" em 2008. Hoje, ambos estão disponíveis para pessoas jurídicas e físicas que queiram registrar domínios para atividades comerciais.

Durante seis meses, (de 06/04/09 a 06/10/09), período conhecido como "sunrise", os domínios que já existiam como ".com.br" ficaram reservados automaticamente no ".net.br" para seus detentores, de modo que os mesmos nomes pudessem ser mantidos nos dois endereços. Com o fim desse prazo, a reserva não está mais garantida, o que significa que os nomes registrados no ".com.br" e que não foram cadastrados no ".net.br" estão liberados para quem se interessar por eles.

Entrevista com Alexandre Neves O Diretor Geral da Seven Internet, Alexandre Neves, explica quais são as vantagens de registrar mais de um domínio e dá orientações quanto às providências necessárias.

Confira a entrevista a seguir.

Quais as principais vantagens de registrar mais de um domínio e, especificamente, o ".net.br" ?

Alexandre Neves - A empresa que registra mais de um nome de domínio evita que seus clientes sejam direcionados para sites que foram registrados com o intuito de pegar os clientes desatentos. Imagine uma empresa de advocacia chamada ABC. Ela deve tentar garantir inicialmente o DPN ".COM.BR" registrando o ABC.COM.BR, que é o endereço mais comum na rede. Após essa etapa, deve reservar os nomes ABC.NET.BR, ABC.ADV.BR e qual mais achar pertinente ao seu negócio (lista completa disponível em http://registro.br/info/dpn.html), lembrando que o custo anual para essa reserva é insignificante se comparado à confusão que pode ser gerada se ele não garantir esses nomes.

Como difundir e consolidar o ".net.br" diante da hegemonia do ".com.br"?

Alexandre Neves -
A empresa deve adotar apenas um DPN como principal, de preferência o ".COM.BR". E deve usar os demais para direcionar o acesso ao site principal. Sempre que o cliente digitar o ABC.NET.BR, ele é redirecionado para o ABC.COM.BR. Em determinadas circunstâncias, a empresa pode adotar que o ".COM.BR" pode ser usado genericamente e o ".NET.BR" pode ser usado pela diretoria por exemplo.

É provável que existam registros de nomes iguais com extensões diferentes, tanto ".com.br" quanto ".net.br". Quais são as consequências disso para os possuidores de cada domínio e para os usuários que buscam esses nomes na internet?

Alexandre Neves -
Caso o nome do registro seja genérico, por exemplo, www.dinheiro.net.br, e existam os dois ou mais registros, haverá uma divisão dos acessos entre cada site. Caso o nome do registro remeta ao nome de uma empresa, o cliente poderá verificar que acessou o site errado e tentar outro ou simplesmente desistir de acessar essa empresa.

Se uma empresa quiser usar o domínio ".net.br" já registrado por outra, é possível que seja tomada alguma providência?

Alexandre Neves -
A primeira opção a ser tentada é negociar diretamente com o atual detentor do domínio desejado. Caso o domínio não seja genérico, cabe um processo para obter o domínio juridicamente, porém é um caminho demorado e caro. Deve-se provar que a empresa interessada no domínio tem a marca registrada dentre outros requisitos. Como a Seven Internet pode viabilizar o registro ".net.br" ? Quais são os benefícios dessa intermediação? O que o cliente precisa fazer? Alexandre Neves - A Seven Internet detém todo o conhecimento sobre o registro de domínios no Brasil e no exterior. Presta todos os esclarecimentos referentes ao assunto e resolve qualquer dificuldade técnica que o cliente possa ter. Para o cliente registrar um novo domínio, basta fazer a solicitação através do endereço http://www.queroregistrar.com.br (e não se preocupe: caso digite queroregistrar.net.br, também será redirecionado para o mesmo site).

Outras informações sobre o ".net.br" podem ser obtidas no site do "Registro.br", órgão que administra os registros de nomes de domínio no Brasil.