NIC.br

Ir para o conteúdo
06 FEV 2018

Dia da Internet Segura enfatiza importância do respeito e das responsabilidades individuais


Instituto NET Claro Embratel - 01/02/2018 - [gif]


Autor: Leonardo Valle
Assunto: TIC Kids Online Brasil 2016

Cyberbullying e proteção de dados são temas que podem ser trabalhados em sala de aula

“Crie, conecte e compartilhe o respeito: uma internet melhor começa com você”. Este é o tema do Dia da Internet Segura em 2018, celebrado em 6 de fevereiro. A iniciativa acontece anualmente desde 2004 e foi criada pela instituição europeia EU SafeBorders. Atualmente, ela é realizada em 130 países. “O objetivo é reunir esforços de diversos setores da sociedade, incluindo a escola, para transformar a internet em um local mais saudável e seguro”, resume o diretor da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm.

Segundo Nejm, a sensibilização dos mais novos e jovens para a difusão do respeito virtual é parte importante da campanha. Segundo dados da pesquisa Tic Kids Online-Brasil, de 2016, cerca de oito em cada dez crianças e adolescentes entre nove e 17 anos de idade possuem acesso à internet. Além disso, 41% desses usuários afirmaram terem sofrido discriminações na rede.

“O tema deste ano é urgente. Há uma banalização da violência e do discurso de ódio, que começa desde cedo. Vemos postagem de pré-adolescentes sem nenhum filtro para agredir outros usuários, ainda com o entendimento da internet como um lugar em que se pode tudo”, descreve. “Esses discursos de ódio são geralmente misóginos, racistas e homofóbicos. Aprender a respeitar é aprender a conviver com o diverso“, complementa.

Para a pediatra e coordenadora da Rede Esse Mundo Digital, Evelyn Eisenstein, o tema deste ano reforça a importância das atitudes individuais em prol de uma internet mais segura. “Somos todos responsáveis nesta construção e proteção social”, destaca. “Além disso, o tema nos ajuda a entender que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são mais do que instrumentos. Elas são pontes para promover conhecimento e mensagens que sejam pacíficas, construtivas e que contribuam para um mundo mais justo”, aponta.

Por fim, Eisenstein também vê na difusão do respeito virtual uma questão de saúde. “Os traumas que são causados pela violência digital podem perdurar pelo resto da vida”, adverte.

Escola engajada

A prevenção ao cyberbullying, “desafios perigosos“, proteção de dados e pegada virtual são temas que podem ser abordados em sala de aula com os alunos a partir do Dia da Internet Segura.

Para ajudar os educadores a trabalharem a data, a Safernet disponibiliza on-line, planos de aula, cartilhas, vídeos e outros materiais pedagógicos. Além disso, o site reunirá os endereços de eventos que acontecem em todo o Brasil.

“Muitos professores ainda evitam falar sobre a segurança da internet por acharem que não sabem de informática ou que não dominam o assunto. É importante salientar que esses temas não precisam ser trabalhados em um dia ou em uma disciplina específica, mas servirem de material ao longo do ano, quando ele for desenvolver conteúdos do seu currículo “, reforça.

“Calcular a probabilidade de uma senha que traz vogais, consoantes, números e caracteres especiais em ser hackeada é um exercício matemático, por exemplo. Os temas propostos este ano podem ainda pautar redações ou serem discutido numa aula de inglês”, acrescenta Nejm.