NIC.br

Ir para o conteúdo
19 JUL 2007

Desenvolvedores do Ginga capacitam jovens a produzir conteúdos interativos






Veículo: FNDC
Data: 19/07/2007
Assunto: Internet

Inserido dentro do projeto Ginga Brasil - um conjunto de eventos que tem como objetivo apresentar e transmitir os conhecimentos e desenvolvimentos realizados pela academia brasileira no desenvolvimento do middleware Ginga - as oficinas têm com objetivo capacitar jovens de diferentes projetos locais para a produção de conteúdo interativo, a partir das imagens do acervo desses grupos.

As primeiras oficinas acontecem nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Manaus. A essas oficinas se agregarão oficinas em João Pessoa, São Luís, Fortaleza, Vitória, São Paulo, São Carlos e Nova Iguaçu. Ao final de cada oficina teremos um amplo painel das possibilidades de uso das novas ferramentas digitais, através dos vídeos interativos produzidos pelos jovens, utilizando suas próprias linguagens e seus próprios ritmos.

O Ginga Brasil é uma iniciativa da Associação de Software Livre (ASL), da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), do Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), do Tangolomango, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que visa trazer para o público em geral, e para as comunidades de baixa renda emparticular, a possibilidade de apropriação do conhecimento gerado no Laboratório TeleMídia (PUC-Rio) e LAVID (UFPB) nos últimos 18 anos de pesquisas em sistemas hipermídia e TV digital.

Será feita uma pesquisa e seleção de grupos nas cidades onde serão realizadas as oficinas do Ginga Brasil e a produção interativa resultante dessas oficinas será apresentada em paralelo ao IGF (Internet Governance Forum), órgão da ONU, que terá seu próximo encontro no Brasil, organizado pelo CGI.br, no período de 12 a 15 de novembro. A coordenação do Ginga Brasil será do Tangolomango (www.tangolomango.com.br) que desde 2002 incentiva a produção de vídeo popular através mostras e encontros dosrealizadores de comunidades