NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JUN 2017

Decidida qual será a 1ª cidade brasileira a ter um domínio próprio no .br


Olhar Digital - 07/06/2017 - [gif]


Autor: Leonardo Pereira
Assunto: Novos DPNs sob o .br

Ao menos três cidades já concluíram o processo de votação para definir os domínios que os internautas poderão usar para identificar sites locais.

Em nota divulgada nesta terça-feira, 6, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (ou só NIC.br) informou que João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) serão os três primeiros municípios brasileiros a contar com a personalização sob o ".br".

O primeiro a entrar no ar será o sufixo "jampa.br", de João Pessoa, que passa a valer a partir do meio-dia de amanhã, 8 de junho. Depois vem "floripa.br", de Santa Catarina (12/6), e "poa.br", de Porto Alegre (14/6).

A campanha de votação foi iniciada em maio, quando o NIC.br abriu a possibilidade de que cidades com mais de 500 mil habitantes escolhessem seus próprios domínios. No total, 46 municípios puderam participar.

É possível acompanhar as votações pelo site cidades.registro.nic.br. Boa parte das disputas ocorre sem muita concorrência, como é o caso de Maceió (AL) e Porto Velho (RO), onde as respectivas opções "mcz.br" e "pvh.br" estão disparadas na frente. Já em lugares como Londrina (PR) e Belo Horizonte (MG), há disputas mais acirradas.

Há uma curiosidade na lista que é a presença do Rio de Janeiro. Isso porque, em 2014, o município se tornou a primeira cidade na América do Sul a conquistar um domínio personalizado. A diferença é que, atualmente, o Rio só possui o ".rio", e não o ".rio.br" - que, pelo que sugere o site do NIC.br, provavelmente será o escolhido.