NIC.br

Ir para o conteúdo
18 OUT 2017

Dataprev se integra à rede global privada de VoIP para combater os ataques cibernéticos


Convergência Digital - 17/10/2017 - [gif]


Assunto: Segurança na Internet

A Dataprev passou a integrar a INOC-DBA, do inglês Inter-Network Operation Center Dial By Autonomous System Number, rede VoIP exclusiva e de âmbito global, que será utilizada para agilizar procedimentos de comunicação entre equipes de tratamento de incidentes nacionais e internacionais, durante a gestão de crises de ataques cibernéticos.

A empresa é representada pela Comissão de Tratamento de Incidentes em Redes Computacionais da Dataprev (CTIR), coordenada pela Coordenação de Inteligência e Defesa de Segurança de Informações (COID) e vinculada à Coordenação-Geral de Segurança de Informações (CGSI).

“Muitas vezes é possível identificar com precisão as origens de ataques e, desta forma, poderemos notificar as equipes dessas redes, reduzindo o tempo de mitigação para o incidente de segurança”, explica o coordenador de Inteligência e Defesa de Segurança de Informações, Fabio Chiara.

Fazem parte da rede instituições públicas e privadas como Banco Central, Banco do Brasil, Algar e Banco Bradesco, entre outros. Segundo Chiara, o canal também poderá fomentar a troca de conhecimento técnico-científico entre as equipes acerca de algum evento adverso ou anomalias nas redes das entidades e, também, na internet brasileira.

Ao participar do INOC-DBA, a Comissão de Tratamento de Incidentes em Redes Computacionais da Dataprev (CTIR) terá à disposição uma ferramenta rápida, simples e sem custos, que lhe permitirá estabelecer comunicação com um conjunto de sistemas autônomos e com a equipe do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).