NIC.br

Ir para o conteúdo
18 JUL 2018

Cybereducação: internet segura para crianças e adolescentes


Gazeta do Povo - 17/07/2018 - [gif]


Autor: Juliana Pedroso
Assunto: Segurança na Internet

Sabemos que hoje crianças e adolescentes são familiarizadas com a internet cada vez mais cedo. A rede mundial de computadores e seus diversos recursos, em especial mídias sociais como blogs, facebook, instagram, youtube, messenger, whatsapp e tantas outras, fazem parte em alguma medida do cotidiano do público adulto e também do universo infantil e juvenil. Pais e educadores utilizam naturalmente a internet em seu cotidiano. Assim como seus filhos e alunos. Considerando assim ser este um meio difundido na sociedade, cabem algumas questões importantes para que a imersão de crianças e jovens no ambiente online seja mediada e acompanhada com responsabilidade pelos adultos.

O uso seguro da internet pelo público infantil e juvenil depende, sim, da forma como os adultos que interagem com este público vai orientá-lo e monitorá-lo. Como afirma a advogada Patricia Peck Pinheiro, especialista em Direito Digital, sócia-fundadora do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, o controle parental é um fator importante no uso por crianças e adolescentes da web, inclusive lançando mão de funcionalidades disponíveis online neste sentido. É o que aponta no artigo: “A importância do controle parental”.

“O jovem da era digital tem se mostrado extremamente hábil no manejo da tecnologia, mas, por outro lado, é muito inocente frente a situações em que deveria enxergar risco e ter comportamento mais cauteloso. Isso pode ser reflexo de uma vida com menos responsabilidades, crescendo em grandes centros urbanos onde a criação tem sido com uma redoma de superproteção da família. Apesar de estar longe da rua tradicional, o mesmo não ocorre com a rua digital, na qual ele está cada vez mais exposto e por vezes com desconhecimento dos responsáveis.

Uma das ferramentas disponíveis para auxiliar os pais na desafiadora tarefa de mitigar os riscos que os menores estão expostos na gigantesca rua da Internet é o controle parental. A funcionalidade disponível em diversos sistemas abrange diferentes opções programáveis como filtro de conteúdo web, bloqueio de download de aplicativo, registro de atividades, controle de tempo e de acesso a determinados conteúdos. ”

Patricia Peck Pinheiro

NA SALA DE AULA

Além da instalação de ferramentas que permitam um maior controle do que os filhos acessam na internet, também é relevante que os pais se aproximem dos educadores para que desenvolvam juntos estratégias de acompanhamento e – muito importante – educação para as redes entre crianças e jovens. Parte-se do princípio simples de que filhos e alunos bem formados e conscientes para utilizar a internet e as mídias sociais estarão mais protegidos dos problemas que um mau uso destas plataformas pode trazer para suas vidas e daqueles com quem convivem.

Tais iniciativas evitarão assim comportamentos de cyberbullying e ainda de exposição gratuita ou em excesso por parte do público mais jovem, que aprenderá a se preservar e a evitar contatos de risco via web.

Existem, inclusive, conteúdos específicos para uma internet segura, voltados de forma direcionada aos país, aos educadores, às crianças e aos adolescentes disponibilizados no portal Internet Segura, iniciativa do Cômite Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) que “reúne iniciativas de conscientização sobre segurança e uso responsável da Internet no Brasil, auxiliando os internautas a localizar as informações de interesse e incentivando o uso seguro da Internet”.

No portal, há cartilhas direcionadas para todos os públicos relacionados com a educação para uma internet segura, com dicas e orientações fáceis de aplicar e que contribuem de modo expressivo para o uso consciente da internet.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Também em relação à segurança, a advogada Gianna Calderari traz orientações valiosas, que vale apena aplicar no dia a dia. Ex-aluna do Colégio Sion Curitiba, Gianna realiza workshops e palestras a respeito de internet segura. Em reportagem recente na imprensa, ela também enfatiza a questão do controle parental:

“É muito importante que os pais saibam que podem e devem acompanhar o conteúdo acessado pelos filhos, pois além de protegê-los contra eventual abordagem criminosa, são eles os responsáveis pelos atos de seus filhos até que se tornem maiores”.

Gianna Calderari

 Neste artigo, ela traz as seguintes orientações quanto a medidas simples para crianças e jovens, mas que protegem bastante:

– Evite que façam check-in

– Evite que usem roupas nas fotos que identifiquem o local onde frequentam: uniformes da escola, do clube, do futebol…

– Evite que exponham irmãos menores; partes do corpo; a casa ou o local em que estão no momento

– Esteja atento ao uso das configurações de privacidade;

– Não deixe que compartilhem senhas.

Por fim, vale lembrar de que nós, pais e educadores, somos o exemplo. A forma como usamos a internet e as mídias sociais vai influenciar no comportamento de nossos filhos. Então vale atentarmos para o modo como utilizamos ferramentas já bastante inseridas em nosso dia a dia, como o próprio WhatsApp e os grupos formados neste tipo de plataforma. Usadas com seriedade e respeito estas ferramentas podem nos ajudar muito em nosso dia a dia.

Mas vale evitar polêmicas, críticas e exposições de amigos e colegas, especialmente nos grupos, para não ter de lidar com situações delicadas e mesmo em que pessoas saiam magoadas por algo dito ou escrito nas redes sociais. Observando isso nos adultos, e sendo educados para um uso seguro e consciente, crianças e jovens tenderão a ter um comportamento mais respeitoso e produtivo na internet, cuidando também de sua preservação, dos amigos, da família e dos colegas.


Guias, materiais e conteúdo sobre internet segura para baixar na internet:

– Para crianças: https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura.pdf

– Para adolescentes: https://internetsegura.br/pdf/encarte_adolescente.pdf

– Para pais, com filhos crianças: https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf

– Para pais, com filhos adolescentes: https://internetsegura.br/pdf/internet_com_responsa.pdf

– Para educadores em geral: https://cartilha.cert.br/fasciculos/

– Para educadores em geral: https://www.essemundodigital.com.br/

– Para educadores em geral: https://cgi.br

Curso de capacitação para educadores do CGI.br com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 3ª turma do Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pela SaferNet Brasil. Professores, coordenadores e dirigentes escolares interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no link: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br

O curso será realizado no dia 24 de agosto, na sede do NIC.br (Av. das Nações Unidas, 11541, 7º andar), em São Paulo e tem duração de 8 horas, com vagas limitadas.

*Artigo escrito por Juliana Pedroso, coordenadora de comunicação e marketing do Sion Curitiba. O Colégio Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.