NIC.br

Ir para o conteúdo
09 OUT 2017

Cresce percentual de jovens que buscam por marcas e produtos na Internet


IDGNOW - 05/10/2017 - [gif]


Assunto: TIC Kids Online Brasil 2016

Segundo levantamento do Comitê Gestor da Internet, porcentagem de jovens com 11 a 17 anos que fizeram isso subiu de 29% para 48% entre 2013 e 2016.

Quase metade dos internautas brasileiros com idade entre 11 e 17 anos procurou por informações sobre marcas ou produtos na Internet no ano passado, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Em sua quinta edição, o levantamento feito em parceria com o Cetic.br e o NIC.br mostra que houve um crescimento significativo, de 19 pontos percentuais, da prática entre esses jovens entre 2013 e 2016, quando a porcentagem saltou de 29% para 48%.

Apesar de a TV ainda continuar sendo o principal meio de exposição para publicidade e propaganda (80%) entre crianças e adolescentes com 11 a 17 anos, a Internet viu sua participação como meio de contato com conteúdos mercadológicos saltar de 30% para 69% entre 2013 e 2016. Além disso, a mais nova edição do estudo aponta que 62% desses jovens foram expostos a propagandas em redes sociais on-line, como Facebook e YouTube.

“Inapropriados"

O levantamento ainda destaca que 42% dessas crianças e jovens tiveram contato com publicidade não apropriada para as suas idades, de acordo com os seus pais. "Se, por um lado, as crianças e adolescentes estão cada vez mais conectadas, elas estão também cada vez mais expostas a conteúdos mercadológicos na rede. Esse é um desafio que precisa ser tratado por pais, educadores e formuladores de políticas públicas, especialmente se levarmos em consideração que o reconhecimento do caráter comercial da publicidade na Internet é mais complexo para o público infantil", explica o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa. 

A pesquisa também aponta que esses usuários de Internet com idades entre 11 e 17 anos estão expostos a outros tipos de conteúdos sensíveis na rede, como assuntos relacionados a "formas de tornar-se muito magro" (27% entre meninas e 9% entre meninos) e "formas de machucar a si mesmo" (17% entre meninas e 12% entre meninos).

Panorama

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, cerca de oito em cada dez crianças e adolescentes (82%) com idades entre 9 e 17 anos são usuários de Internet, o que corresponde a 24,3 milhões de crianças e adolescentes em todo o país. 

Metodologia

A quinta edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil entrevistou 2.999 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, bem como seus pais ou responsáveis, em todo o país, de acordo com o CGI. 

As entrevistas foram realizadas entre novembro de 2016 e junho de 2017, com o objetivo de compreender de que forma esse público utiliza a Internet e como lida com os riscos e as oportunidades decorrentes desse uso. A TIC Kids Online Brasil segue alinhada com o referencial metodológico da rede europeia EU Kids Online, liderada pela London School of Economics.