NIC.br

Ir para o conteúdo
20 MAI 2008

Cresce busca por profissional de TI nas empresas, mostra pesquisa






Valor Econômico - 20/05/2008 - [ gif ]
Autor: Adilson Fuzo
Assunto: Indicadores

Diante da expansão da informática no meio corporativo, o profissional especializado em Tecnologia da Informação (TI) está se tornando um ativo disputado pelos recrutadores. Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação Ponto BR (NIC.br), 20% das empresas brasileiras com dez funcionários ou mais tentaram contratar especialistas em TI em 2007, sendo que no ano anterior esse percentual era de 17%.

Além disso, o NIC.br aponta que, entre os anos de 2006 e 2007, cresceu de 28% para 38% a fatia de empresas que lidaram com dificuldades ao recrutar o profissional de TI que estavam procurando. A falta de qualificação específica ainda é apontada pela maioria das empresas (79%) como o principal empecilho para a contratação, seguido por falta de experiência no ramo (69%) e pretensões salariais altas (58%).

Segundo o NIC.br, que funciona como o órgão executivo do Comitê Gestor de Internet no Brasil, além da procura por profissionais especialistas, também cresceu a busca por funcionários com domínio genérico em informática. Entre 2006 e 2007, a proporção de empresas que recrutou profissionais com esse perfil subiu de 18% para 40%. As corporações que encontraram dificuldades nessa contratação, porém, recuaram de 42% para 34% nesse mesmo período.