NIC.br

Ir para o conteúdo
04 JUN 2008

Consórcio W3C defende uso de aplicações sociais na web móvel






TeleSíntese - 04/06/2008 - [ gif ]
Autora: Fátima Fonseca
Assunto: Seminário W3C

O consórcio World Wide Web (W3C), entidade internacional que desenvolve padrões, define normas e diretrizes para o crescimento da web no longo prazo, anunciou hoje a abertura de um escritório no Brasil. O consórcio, que já tem mais de 400 organizações associadas, é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática, da França, e pelo Keio University, do Japão. No Brasil, o W3C vai criar, em parceria com o NIC.br, o Grupo de Interesse Web Móvel para o Desenvolvimento (MW4D).

Um dos objetivos do consórcio é estimular o mercado brasileiro a adotar padrões internacionais e abertos no desenvolvimento de aplicações voltadas para a internet. O MW4D vai estudar o potencial das tecnologias móveis como ferramenta de inclusão digital. Representantes do W3C participaram, nos últimos dois dias, em São Paulo, de um seminário sobre o papel das tecnologias móveis no desenvolvimento social.

Nos debates, defenderam que, com a mobilidade, a internet pode chegar às áreas mais remotas e zonas rurais, criando novas oportunidades de emprego, e permitindo o acesso a serviços de saúde, educação e de governo eletrônico à população. "Há um potencial enorme na telefonia celular, que vai de m-bank a serviços na área de agricultura ou saúde", destacou Stéphane Boyera, líder da atividade Web Móvel do W3C. "Para ampliarmos a fronteira na Web, precisamos discutir questões regulatórias e incentivar o desenvolvimento de aplicações relevantes. O W3C pode contribuir com as comunidades dando as diretrizes para que elas possam prestar serviços", informou Boyera.