NIC.br

Ir para o conteúdo
01 JUL 2012

Confira um aplicativo oficial que averígua a qualidade da internet 3G no Android






Animadroid - 07/2012 - [ gif ]
Assunto: SIMET

O Nic (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) lança nesta quarta (25) a versão para Android do aplicativo que mede a qualidade do serviço de 3G prestado pelas operadoras.

Disponível na Google Play, o app, que é chamado Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Internet), já tinha versão para iPhone desde 15 de maio.

"São mais de 400 modelos de telefone que usam Android e tínhamos o desafio de criar um aplicativo universal", disse Fabrício Tamusiunas, gerente de projetos do órgão, por meio de comunicado à imprensa.

O app será oficialmente lançado durante o FISL (Fórum Internacional de Software Livre ), que acontece entre esta quarta (25) e sábado (28) em Porto Alegre.

Além de medir a taxa de download e de upload disponíveis, o software permite verificar o ping (latência), perda de pacotes transmitidos, entre outras estatísticas que compõem a qualidade do sinal de internet.

O Nic, parte do CGI (Comitê Gestor da Internet), afirma que mais de 240 mil testes são realizados no Simet pela web todo mês.

Com o Simet, também é possível medir qualidade da conexão Wi-Fi. Os testes também podem ser feitos no navegador, por meio de simet-publico.ceptro.br