NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JUN 2018

Conferência "Internet e eleições" abre Oficina de Introdução à Governança da Internet


Ufam - 07/06/2018 - [gif]


Autor: Márcia Grana
Assunto: Governança da Internet

Pela primeira vez realizada no Amazonas, Oficina é voltada a instigar participantes a refletirem sobre temas como Inclusão Digital, Regulação de Conteúdos e Proteção de Dados virtuais

Discutir sobre que tipo de inclusão digital os brasileiros desejam para o país é um dos objetivos da Oficina de Introdução à Governança da Internet. O evento teve início na noite desta quarta-feira, 06, no auditório do Instituto de Computação (Icomp).

Ufam movida a parcerias
Ao presidir a solenidade de abertura, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou o poder das parcerias para a promoção de eventos voltados a discutir temas tão transversais como a Internet. "A palavra-chave da nossa Universidade atualmente é parceria. Prova disso é que comecei o dia assinando um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, através do qual nós, Ufam, e a Secretaria nos comprometemos a cuidar daquele que é o símbolo da nossa cidade, o sauim-de-coleira, macaquinho que habita a nossa floresta no campus e outras áreas da cidade. Agora à noite, mais uma demonstração de que as parcerias nos fortalecem. Estamos aqui em um evento realizado em parceria com o Comitê Gestor da Internet, o qual confiou ao nosso Icomp, que, por sua vez, buscou a parceria da nossa centenária Faculdade de Direito para viabilizar esse evento, numa demonstração prática do que é a visão holística de Universidade. São reflexões muito importantes. Espero que todos tenham bom proveito", discursou o reitor.

Amazonas e Região Norte - maior participação nos debates sobre Governança da Internet

A diretora do Instituto de Computação, professora doutora Tanara Lauschner - única conselheira do CGI.br no Amazonas - ressaltou que trazer essa discussão para a Amazônia é uma forma de combater o isolamento geográfico que dificulta a participação do Estado em discussões dessa natureza. "É um tema novo para a maioria das pessoas. Tínhamos que nos envolver mais nessa discussão e resolvemos fazer isso através dessa Oficina de Introdução ao tema Governança da Internet. Precisamos mostrar o que é, como funciona essa Governança e tivemos um excelente número de pessoas inscritas, de várias áreas do conhecimento, mas tivemos que fazer uma seleção, porque desejamos o aproveitamento eficaz em que os participantes se tornem multiplicadores e repliquem esse conhecimento adquirido esses dias", declarou a diretora.

Mudança de paradigmas

O vice-diretor da Faculdade de Direito, professor Adriano Fernandes Ferreira, destacou que a união da Faculdade de Direito com o Icomp rendeu um aprimoramento para uma das disciplinas da Faculdade de Direito. "Aprendi que devemos ter cuidado com o que pedimos. Vim pedir apoio da professora Tanara para incrementar a disciplina Informática e Direito e ela me respondeu com um evento desse porte, que inova ao trazer para cá a discussão sobre a governança da Internet. Ela conseguiu organizar esse apoio e trazer o que mais precisamos discutir hoje, pois debater o que todo mundo já sabe não nos interessa. Queremos estar cientes de tudo o que vai ser necessário saber no futuro. Neste século XXI, as pessoas mais ricas do mundo sequer tem um tijolo em cima do outro para chamar de empresa. Isso é impressionante. Antes, o grau de riqueza era medido por número de imóveis, empreendimentos, mas hoje as riquezas são construídas no âmbito virtual e precisamos nos atualizar quanto a essas questões de Governança da Internet para entendermos toda essa lógica", comentou o gestor.

Internet e eleições

A conferência de abertura intitulada "Internet e Eleições" foi proferida pelos integrantes da equipe de Assessoria do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Juliano Cappi e Diego Canabarro. Durante aproximadamente uma hora, eles destacaram a concentração do uso da Internet em meia dúzia de grandes plataformas, a íntima relação da Internet com fenômenos que sustentam a democracia contemporânea, o uso de impulsionamento de conteúdo e de motores de busca para priorizar resultados. "Ainda há 3 bilhões e meio de pessoas a serem conectadas a esse admirável mundo novo", declarou o palestrante Diego Canabarro. "Metade dos domicílios brasileiros não tem Internet, mas quem tem acesso a utiliza principalmente como ferramenta de entretenimento e comunicação", ressaltou o palestrante Juliano Cappi.

Programação

A programação segue até a próxima sexta-feira, 08, com o debate de temas como História da Internet, Fundamentos Técnicos da Internet e Inclusão Digital e Regulação de Conteúdos. As apresentações ocorrerão no auditório da Faculdade de Direito.