NIC.br

Ir para o conteúdo
21 MAI 2008

Computador e acesso à internet presentes em mais de 95% das empresas brasileiras






Portugal Digital - 21/05/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

O estudo coloca o Brasil em sétimo lugar na comparação internacional sobre o uso de computadores nas empresas.

Os computadores já estão presentes em 95% das empresas brasileiras, e das que utilizam micros, 97% têm acesso à rede, apontou estudo do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto .br), relativo a 2007, e divulgado nessa terça, 20, em São Paulo.

A maior parte dos acessos, 64%, utiliza conexão xDSL, seguida por modem via TV a cabo (18%) e conexão por rádio (15%). O acesso discado responde por apenas 8% do total de conexões das empresas. A atividade mais realizada pelas empresas na rede é o envio e recebimento de email, seguida pela busca de informações sobre serviços e produtos.

O número de empresas que possuem acesso sem fio saltou de 17% em 2006 para 28% em 2007, praticamente em linha com a queda do percentual das empresas que têm redes com fios diminuiu de 87% para 77% no mesmo período. O uso de sistema operacional de código aberto se manteve em 28% do total de empresas pesquisadas, mesmo número de 2006.

As regiões Norte e Nordeste apresentaram os maiores percentuais, 33% e 35% respectivamente, de empresas com velocidades mais baixas de download (até 300 Kbps), sendo que as velocidades entre 301 Kbps a 2 Mbps predominam em todas as regiões do país.

O estudo, realizado com 2,3 mil empresas que contam com 10 funcionários ou mais, presentes no Cadastro Central de Empresas do IBGE e na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), coloca o Brasil em sétimo lugar na comparação internacional sobre o uso de computadores em relação ao total de empresas do país.