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08 JUN 2017

Como descobrir a velocidade da sua internet


Época Negócios - 08/06/2017 - [gif]


Assunto: Teste SIMET

Conheça quatro ferramentas online que apuram dados sobre a sua conexão

ocê sabe quão rápida é a conexão que está usando para ler essa matéria? Sim, você provavelmente lembra do pacote de internet que contratou. Mas, se quer ter certeza de que a operadora está mesmo entregando o que foi acordado, existem maneiras bem simples de medir a rapidez da sua internet.

Ferramentas online permitem saber quão veloz que é a sua rede tanto para fazer uploads (como anexar um PDF em um e-mail) quanto para downloads (como baixar um vídeo). É possível medir conexões WiFi, por cabo ou móveis (3G/4G). Neste último caso, no entanto, serão consumidos dados do seu pacote.

Indepedentemente da plataforma que você usará para medir a velocidade, o primeiro passo é se certificar de que nenhum outro dispositivo está conectado àquela rede — assim você consegue um resultado mais preciso. Isso porque, em redes sem fio (WiFi), a transmissão é compartilhada pelos usuários. Ou seja, peça para as pessoas na sua casa deixarem o streaming de filmes para depois.

Confira quatro ferramentas para descobrir a velocidade da sua conexão:

Speedtest. É o recurso mais popular para medir a velocidade da rede. Basta acessar o site e clicar em "Go!". No fim, será possível até compartilhar o resultado nas redes sociais, se quiser. O site, que diz ter como missão "ajudar a construir uma internet melhor e mais rápida", tem também versão mobile para dispositivos Android e iOS.

Fast. A ideia aqui é simplicidade. O Fast é o medidor de velocidade desenvolvido pelo serviço de streaming Netflix. Ele dá somente a velocidade de download naquele momento (sem upload ou outras informações). Basta acessar o endereço para ele acionar a medição. Dá para usar em qualquer dispositivo conectado: celular, computador e smart TV. "Queremos que nossos membros tenham uma maneira simples, rápida e sem anúncios para descobrir a velocidade da internet que seu fornecedor de acesso à internet está oferecendo", diz o site.

Copel. A ferramenta mede dados detalhados da conexão. É um serviço oferecido pela empresa paranaense Copel Telecom. Para usá-lo, basta clicar em "Iniciar o Teste".

SIMET. O serviço é um medidor oferecido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma entidade criada para implementar as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Para acessá-lo, basta clicar em "Medir a Internet". Ele também permite criar um relatório com o histórico de medições.

Não gostou do resultado?

O número que apareceu na tela está abaixo do mínimo combinado com a sua operadora? Você pode reclamar — mas não imediatamente. Explica-se: as regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinam que você receba a todo o momento um mínimo de 40% da velocidade contratada. Nunca menos. Ou seja, se você contratou 10 Mbps (megabits por segundo), tem de ter sempre, pelo menos, 4 Mbps.

Já na média a operadora é obrigada a entregar ao menos 80% da velocidade contratada. "Essa média é calculada com a medição em vários horários distintos", diz Rafael Zanatta, pesquisador de telecomunicações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). O problema: o cálculo é feito, inclusive, com base na madrugada, quando a internet é mais rápida — pois menos gente está online.

Tudo isso significa que, antes de poder reclamar, você terá de medir a conexão de internet em horários diferentes, já que é normal haver variação ao longo do dia. Outro fator para levar em consideração é o seu próprio roteador. Se o equipamento for antigo ou objetos estiverem obstruindo sua transmissão, o problema pode estar ali. Mas, de acordo com Zanatta, se o roteador tiver sido oferecido pela operadora, ela tem o dever de fornecer um aparelho capaz de transmitir a velocidade de internet contratada.

Se depois de tudo isso, você constatar que não está recebendo o combinado, o primeiro passo é reclamar com a operadora. Zanatta diz que o consumidor pode conseguir desconto na próxima fatura — baseando-se em quanto tempo ficou com a internet devagar e também em quão mais lenta a conexão estava — ou até cancelamento sem pagamento de taxas. Depois, caso não tenha sucesso, é possível procurar a própria Anatel, que tem um canal para isso. É o aplicativo Anatel Consumidor. A entidade pode punir as operações, caso as reclamações dos consumidores sejam frequentes em um período de tempo específico.

Você também pode postar uma reclamação no site Consumidor.gov.br, onde as empresas são monitoradas pelo Ministério da Justiça e têm de analisar e responder aos comentários de seus consumidores em até 10 dias. Por fim, em último caso, é possível reclamar no Juizado Especial Cível — um processo que não exige ter advogado, nem levar uma petição pronta. Basta pedir auxílio no órgão com os registros de velocidade em mãos, diz Zanatta.