NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JUL 2007

Comitê Gestor identifica mais de 370 milhões de spams em menos de 1 ano






Veículo: IDG Now!
Data: 11/07/2007
Assunto: Spam

Projeto SpamPots estima que spams seriam enviados a mais de 3,2 bilhões de destinatários - média 8,9 destinatários por mensagem.

Em uma simulação realizada com dez microcomputadores conectados em banda larga, o Projeto SpamPots, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), através da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam), detectou mais de 370 milhões de mensagens indesejadas, em 325 dias no Brasil.

Um estudo preliminar divulgado nesta quarta-feira (11/07) mostra que o número de destinatários seria de mais de 3,2 bilhões, o que representa uma média de 8,9 destinatários por spam.

Entre os dez países que mais enviam spam para o Brasil destaca-se Taiwan, em primeiro lugar, com mais de 281 milhões de e-mails detectados - 76% das ocorrências. A China vem em segundo lugar, com mais de 58,9 milhões de mensagens, totalizando 16% do volume analisado.

Estados Unidos, Canadá, Coréia, Japão, Hong Kong, Alemanha, Brasil e Panamá também aparecem na listagem somando, juntos, menos de 8% das ocorrências.

Segundo o Cert.br, as reclamações de spams enviados indevidamente por meio de máquinas brasileiras subiram de 27,5% em janeiro para 55,9% do total de reclamações recebidas em junho deste ano.