NIC.br

Ir para o conteúdo
20 MAI 2008

Comércio eletrônico cresce no meio corporativo, revela NIC.br






Valor Econômico - 20/05/2008 - [ gif ]
Autor: Adilson Fuzo
Assunto: Indicadores

Já chega a 64% o percentual de empresas que realizam pelo menos parte de suas compras pela internet, conforme dados apurados em 2007 pelo Núcleo de Informação e Coordenação Ponto BR (NIC.br). No ano anterior, quando o estudo foi feito a partir de uma base de entrevistados diferente, esse grupo representava apenas 52% das empresas.

Ainda segundo dados da entidade, que funciona como um braço executivo do Comitê Gestor de Internet no Brasil, 45% das empresas realizam algum tipo de venda pela rede mundial, sendo que 42% desse grupo o fazem via e-mail e 21% via formulários na web.

"É uma evolução esperada. Seria estranho que essas empresas tivessem acesso à rede e não a usassem para fazer compras", afirmou Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br. "Vale lembrar também o caso das empresas que usam a internet para fazer a pesquisa de uma determinada compra, comparar preços, mas que depois vai até a loja observar melhor o produto pessoalmente antes de fechar negócio. Isso acontece principalmente quando você não está habituado a comprar determinado item."

O estudo mostra que 95% das empresas com dez funcionários ou mais usam computadores. Desse grupo, 97% dispõem de acesso à internet e 46% têm o próprio website. Conforme os dados do NIC.br, essas três fatias crescem à medida que se observa as empresas de maior porte.

Foram entrevistadas 2,3 mil empresas com dez funcionários ou mais para esta pesquisa. Os questionários foram respondidos entre os meses de outubro e novembro de 2007.