NIC.br

Ir para o conteúdo
14 SET 2017

Começa processo de leilão para 186 endereços ‘.br’


Convergência Digital - 13/09/2017 - [gif]


Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Assunto: Processo de liberação de domínios ".br"

O processo de liberação de endereços .br começa a incluir, a partir desta quarta, 13/9, o leilão de domínios em que haja impasse persistente entre mais de um interessado. Em um primeiro momento há 186 endereços nessa situação, além de outros 531 que serão incluídos no que é nova fase de disputa na internet brasileira. O lance mínimo é de R$ 50. 

A mudança, aprovada em agosto pelo Comitê Gestor da Internet, também tornará mais frequente a oferta de endereços ‘usados’. No total, há mais de 400 mil desses domínios .br, sendo que o chamado “processo competitivo” será apenas para aqueles que tiverem mais de um interessado ao longo de seis ofertas públicas. Elas eram três por ano, mas a partir de agora passarão a ser mensais. A regra geral é que vão a leilão endereços que continuem a ter mais um interessado depois de seis ofertas. 

Como explica o NIC.br, tratam-se de endereços anteriormente registrados, mas que foram removidos de uso, seja por solicitação de cancelamento ou não renovação pelo seu antigo titular, seja por irregularidades que tenham dado motivo à sua remoção. Antes, os impasses persistentes eram simplesmente tornados indisponíveis. 

Com a nova dinâmica, espera-se a liberação gradativa do estoque de mais de 10 mil domínios que, por terem passado por seis ou mais processos sem que houvesse um candidato único, ficaram “reservados”. Entre os primeiros 186 já em leilão, há endereços como nao.com.br, chope.com.br ou zico.com.br. As listas e os procedimentos podem ser conferidos na página do Registro.br sobre o assunto

A ideia é que os processos tenham início todas às segundas quartas-feiras de cada mês, com término nas quartas-feiras subsequentes. Assim, a partir do procedimento iniciado neste 13/9, os próximos serão em 11/10, 10/11 e 13/12. A lista dos domínios que participarão do processo será publicada 2 dias antes do seu início.