NIC.br

Ir para o conteúdo
06 JUN 2017

Com 'jampa.br', João Pessoa é a primeira cidade do país a ter domínio exclusivo


G1 - 05/06/2017 - [gif]


Assunto: Novos DPNs sob o .br

Usuários podem registrar domínios como 'jampa.br' a partir de 8 de junho

João Pessoa foi escolhida para ser a primeira cidade do Brasil a ter um domínio exclusivo sob o .br, segundo anunciou o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) nesta segunda-feira (5). A partir de quinta-feira (8), o Domínio de Primeiro Nível (DPN/categoria) “jampa.br” vai estar disponível para registro por meio do site do Registro.br.

As cidades de Florianópolis e Porto Alegre também vão ter opções para registrar os endereços “floripa.br” e “poa.br”, mas a partir de segunda-feira (12) e quarta-feira (14), respectivamente.

Os usuários vão poder, por exemplo, registrar domínios como: "meunome.jampa.br", "minhaempresa.floripa.br", "minhaideia.poa.br" entre outras inúmeras opções para cada uma das localidades.

Segundo o NIC.br, essas são as três primeiras localidades que vão ter domínios .br próprios. O motivo é que, pelas estatísticas das sugestões enviadas, nota-se visivelmente a preferência pelos nomes selecionados.

“Além disso, os nomes escolhidos possuem características válidas para a criação de um novo DPN, de acordo com o regulamento da chamada”, explica o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko.

Outras cidades

A campanha, iniciativa do NIC.br, continua recebendo contribuições para escolher os nomes dos outros 43 municípios considerados capitais ou com mais de 500 mil habitantes.

"A participação da comunidade Internet é fundamental nesse processo. O NIC.br mantém o convite para que todos participem e contribuam com a definição dos apelidos e nomes populares das cidades para os novos domínios que serão criados", ressalta Getschko.

As cidades que tiverem maior repercussão e, consequentemente, um maior volume de sugestões, poderão ter seus domínios criados mais cedo. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem. A chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado.