NIC.br

Ir para o conteúdo
21 SET 2007

Cleartech vence licitação da portabilidade






Veículo: B2B Magazine
Data: 21/09/2007
Autora: Paula Pereira
Assunto: Portabilidade Numérica

Está definido. Cleartech é a empresa que fornecerá a solução técnica para a portabilidade. Vencedora de uma licitação dura em que concorriam grupos de peso como o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Syniverse em parceria com a HP, a Unitec com a CPM Braxis e a Telcordia com a Tivit, a proposta conjunta da Cleartech com a americana NeuStar foi a que levou a melhor nessa queda de braço.

A decisão foi realizada hoje ao término de uma reunião de dois dias do Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) com o propósito de avaliar, renegociar e escolher entre os cinco grupos qual seria o responsável pela solução que cria de uma identidade de rede que roteará os números para as operadoras a que estão ligados.

Na segunda-feira, 24 de setembro, a empresa oficializa a decisão com a assinatura do contrato de cinco anos com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade escolhida para administrar a portabilidade.

O valor da transação não foi divulgado. Segundo o coordenador do GIP, Luiz Antônio Vale de Moura, o preço acertado entre a Cleartech e a ABR Telecom não deve ser revelado devido a uma possível proteção por acordo de confidencialidade, uma vez que a parceira NeuStar participa de outros processos semelhantes.

Definidos o fornecedor e a entidade administradora o processo de implementação da portabilidade começa a sair de fato do papel. A partir de agora a Cleartech passa a integrar o GIP, participando do processo de desenho do funcionamento das redes das operadoras para que os testes pilotos possam ser iniciados em 24 de maio de 2008, de acordo com o cronograma da Anatel.

Falta ainda decidir como será feito o rateio entre as operadoras para custear as atividades da entidade administradora e o investimento necessário para a implantação da solução técnica, assunto que deve ser pauta das próximas reuniões do GIP.