NIC.br

Ir para o conteúdo
21 SET 2007

Cleartech é selecionada para dar suporte técnico na portabilidade






Veículo: Telecom Online
Data: 21/09/2007
Autora: Wanise Ferreira
Assunto: Portabilidade Numérica

Empresa disputou licitação com mais quatro concorrentes e vai trabalhar com a ABR

A Cleartech foi selecionada pelo GIP (Grupo de Implementação da Portabilidade) para dar suporte técnico à ABR Telecom, a entidade administradora da portabilidade no Brasil. Ela participou de licitação com mais quatro concorrentes, a Nic.BR, a Syniverse junto com a HP, a Telcordia, e o consórcio Unitec. Segundo o coordenador geral do GIP, Luiz Antônio Vale Moura, com a seleção da empresa dentro do cronograma do grupo foi vencido mais um dos pontos críticos que vão envolver o processo de ativação comercial da portabilidade no país. Em maio do próximo ano terá início o projeto-piloto para a implantação do serviço em 8 áreas definidas por CNNs (Código Nacional de Numeração).

Os testes terão início em maio do próximo anos nas localidades atendidas pelos CNNs 14,17,27,37,43,62, 67 e 86. Esses mesmos códigos definirão a primeira fase de ativação comercial de 29 a 31 de agosto. De acordo com o cronograma da Anatel, os últimos CNNs onde a portabilidade será ativada comercialmente são os códigos 11, São Paulo, 53, 64, 66 e 91, no período de 23 de fevereiro a 1º de março de 2009. A agência ainda vai divulgar as datas exatas de ativação de cada CNN dentro do período em que ele está contemplado.

A Cleartech fechou parceria com a NeuStar, empresa norte-americana que é responsável pela gestão da portabilidade nos Estados Unidos. Segundo Moura, ela trabalhará junto com a ABR Telecom com o fornecimento de hardware e software para o projeto. Apesar de saber que ainda há muitos desafios pela frente, o coordenador está satisfeito com o nível de entendimento no GIP, um grupo que foi criado diante de muitas polêmicas envolvendo a chegada da portabilidade ao país. "As operadoras atingiram um nível muito grande de maturidade em relação ao tema", comentou.

José Moreira da Silva Ribeiro, da ABR Telecom, também está satisfeito com o andamento dos trabalhos. "Vamos assinar o contrato com a Cleartech na segunda-feira cumprindo a meta da Anatel", disse. A partir da assinatura, a Cleartech terá 143 dias para implementar os sistemas e desenvolver o banco de dados para que o piloto seja implementado em maio do próximo ano. "O maior desafio é o de cumprir todos os prazos estabelecidos até 2009, com a implementação definitiva", disse o executivo.