NIC.br

Ir para o conteúdo
23 JUN 2017

Cidade pode ter domínio próprio na internet


Folha de Londrina - 23/06/2017 - [gif]


Autor: Mie Francine Chiba
Assunto: Novos DPNs sob o .br

Qual domínio para páginas na internet os londrinenses acham que a cidade poderia ter: "londrina.br", "ldn.br" ou "lon.br"? Esses são os Domínios de Primeiro Nível (DPNs) mais cotados segundo o site do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), que está promovendo uma chamada para que os moradores de capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes possam sugerir ou votar no domínio onde poderão registrar seus endereços na internet. Empresários, profissionais liberais, prestadores de serviços e usuários de internet de João Pessoa, por exemplo, já podem registrar domínios como "meunome.jampa.br", "minhaempresa.jampa.br" ou "minhaideia.jampa.br" para suas empresas ou atividades em geral.

Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode dar uma sugestão de DPN para a sua cidade. Aquela que receber mais votos, irá se tornar um novo domínio. Os DPNs "floripa.br", "poa.br" e "vix.br" já estão disponíveis para Florianópolis, Porto Alegre e Vitória. Outros 40 municípios estão participando da chamada. Para Londrina, existem sugestões das mais conservadoras às mais criativas, como "pevermelho.br", "pequenalondres.br" ou "littelondon.br".

Segundo o NIC.br, as cidades que tiverem um maior volume de contribuições (sugestões e votos) poderão ter seus domínios criados mais cedo. Para Londrina, havia até ontem à noite 76 contribuições. Para sugerir um domínio ou votar em um já existente, basta acessar o site http://cidades.registro.nic.br. A chamada de sugestões segue por tempo indeterminado.

"A nossa finalidade com esta chamada de sugestões é proporcionar um número maior de opções para o registro do '.br', levando em conta a vontade de identificação do usuário com a sua cidade natal ou adotiva", explicou Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br, em material enviado via assessoria de imprensa. Conforme o NIC.br, existem hoje quase 60 DPNs criados e disponíveis para registro, sendo que o "com.br" é o mais popular.

Identidade local
O secretário de Política de Informática do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Maximiliano Martinhão, afirmou em material enviado à imprensa que o domínio próprio para os municípios "permite a identificação do empreendimento com sua localização física e reforça a identidade local". De acordo com o secretário, a ação faz parte de testes da regionalização dos domínios na internet brasileira.

Para a consultora de estratégias digitais Sheila Dalry, da Dal Ry Consultoria, de Londrina, a proposta do NIC.br traz benefícios em relação à "personalização do digital". "Hoje, estar no mundo virtual não é mais uma necessidade, é uma obrigação. Então, acaba não agregando valor. Porém, essa proposta vai ao encontro com a questão da personalização do digital, e isso sim acaba agregando valor para as empresas e para as cidades."