NIC.br

Ir para o conteúdo
08 AGO 2007

Brasil faz estudo sobre spams






Veículo: Yahoo! Tecnologia
Data: 08/08/2007
Autora: Cinthia Toledo
Assunto: Spam

Objetivo é rastrear o caminho de e-mails suspeitos na internet do País

Durante 325 dias, dez computadores instalados pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) simularam ser presas fáceis para spammers. De propósito, as barreiras que protegem as máquinas de invasões feitas pela internet foram deixadas abertas, numa armadilha para que a rede fosse usada para enviar mensagens em massa.

O resultado desse estudo inédito no Brasil, batizado de Projeto SpamPots, foi assustador. Se os e-mails encaminhados por meio dos dez PCs com proxy aberto não tivessem sido interceptados, mais de 3 bilhões de endereços eletrônicos mundo afora teriam recebido spams do Brasil. Uma média de 8,9 destinatários por mensagem.

O objetivo foi alertar para o perigo de deixar máquinas desprotegidas, possibilitando que sejam utilizadas a distância por malfeitores virtuais, e ter dados estimados sobre o abuso de computadores brasileiros para o envio de spam. "É importante que os brasileiros se conscientizem da importância de ter uma internet cada vez mais confiável e segura", diz Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.

O estudo também buscou identificar de onde vinham os spams que se utilizaram da rede do CGI como intermediária. Essa manobra é comumente usada por malfeitores da web para disfarçar a origem de spams. Foram identificados 160 mil IPs (uma espécie de endereço da internet) de 157 países diferentes. No topo da lista aparece Taiwan, com 76% dos envios. Em seguida vem a China (15%) e os Estados Unidos, com 4%. O Brasil aparece em nono lugar, com apenas 0,17% dos envios.

Esses dados exigem mais investigação, pois ainda não dá para dizer que Taiwan seja realmente uma base de spammers, já que computadores de lá também podem ter sido usados como intermediários. "Taiwan também pode ser uma vítima", afirma Cristine Hoepers, analista de segurança do CGI.

Os spammers costumam invadir o PC de pessoas comuns e, por meio de programas a distância, enviar e-mails de propaganda ou com fins ilícitos a partir daquela máquina. Por isso, é importantíssimo que seu computador esteja protegido desse tipo de ameaça.

LEGISLAÇÃO
Ainda não há no Brasil uma regulamentação sobre spams. "Você até pode entrar com uma ação indenizatória de perdas e danos. Mas é difícil descobrir quem enviou o spam", diz Carlos Pereira de Souza, professor da Escola de Direito da FGV do Rio.

Para tentar mudar esse cenário, o CGI e a FGV-RJ elaboraram um projeto de lei sobre o spam. Entre outras medidas, ele adota o sistema opt-in: para receber mensagens de uma empresa, o consumidor tem de ter solicitado isso ou ter tido uma relação comercial prévia com a mesma.