NIC.br

Ir para o conteúdo
07 MAI 2008

Banda larga à internet ultrapassa acesso por linha discada nos lares brasileiros






TeleSíntese - 07/05/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br acaba de divulgar a sua pesquisa domiciliar de 2007 sobre o uso de tecnologias da informação pela população brasileira. E os números indicam um forte aumento da posse e uso das TICs entre os brasileiros. No ano passado, 24% dos lares brasileiros tinham computador, aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2006. O acesso a internet, embora com uma penetração bem inferior , de 17%, cresceu 3 pontos percentuais. O crescimento do acesso à internet foi estimulado pelo forte crescimento da banda larga. Segundo a pesquisa, mais da metade dos domicílios que possuem acesso à internet usam conexões banda larga, contra 42% que usam o simples modem de acesso discado. O crescimento da banda larga foi de 10%. Em 2006, o acesso discado ainda era o predominante.

O uso do modem tradicional caiu em todas as regiões brasileiras, sendo que as maiores quedas foram no Sul - passando de 54% em 2006 para 35% em 2007 e no Nordeste - quedad de 61% para 47%. No Centro-Oeste, a proporção dos domicílios com banda larga entre os que acessam internet é de 68%, muito maior do que o restante do país.

Altos Preços
Os preços dos computadores e do acesso à internet continuam a ser a principal barreira para a sua aquisição. 78% dos entrevistados apontaram o custo do computador como o principal motivo para não ter o equipamento em casa e 58% apontaram também o custo elevado da conexão à internet como o principal entrave.