NIC.br

Ir para o conteúdo
16 JAN 2007

Autoridades do governo discutem regras para estabelecer hora oficial em documentos eletrônicos






Veículo: W News
Data: 16/01/2007
Assunto: Hora oficial

O presidente do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), Renato Martini, e o diretor de Infra-Estrutura, Maurício Coelho, se reúnem com os membros do CGI-Br (Comitê Gestor da Internet ) para avaliar a evolução da ICP-Brasil (Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira) nos últimos cinco anos e apresentar os modelos de carimbo de tempo que estão sendo propostos. Ao final do encontro , os conselheiros definiram que técnicos do CGI, do ITI e do Observatório Nacional traçarão, na próxima semana, alternativas de parceria entre esses órgãos.

Segundo Coelho, a proposta é incrementar ainda mais a parceria existente, desde 1999, entre o CGI-Br e o Observatório, só que agora com foco na melhoria e adequação de algumas rotinas do Observatório, de forma que o fornecimento da hora oficial brasileira seja feita dentro dos padrões necessários para a ICP-Brasil. Essas modificações deverão inclusive baratear o processo, afirmou Coelho.

Sobre Carimbo de Tempo
Ao assinar um documento eletrônico, é preciso ter certeza da hora em que a transação foi feita. Atualmente, a data é dada pelo relógio do próprio computador do usuário que nem sempre é correta. Assim, o carimbo de tempo ou datação eletrônica é do que uma forma segura de agregar e registrar a hora em que determinado certificado concluiu uma operação eletrônica. As resoluções para implementação de novas ACT (Autoridades de Carimbo de Tempo) deverão ser referendadas na próxima reunião do Comitê Gestor da ICP Brasil, no dia 20 deste mês.