NIC.br

Ir para o conteúdo
16 JUN 2007

Apesar de avanços, Brasil cai em ranking de tecnologia






Veículo: Estadão - Link
Data: 16/06/2007
Assunto: Indicadores

Na edição deste ano do índice e-readiness, que avaliou o nível tecnológico de 69 países, o Brasil perdeu duas posições, da 41ª para a 43ª. Apesar da queda, a pontuação brasileira aumentou de 5,29 para 5,45, um avanço menor que a média de outros países. Leia a reportagem completa no caderno Economia & Negócios do Estado neste sábado.

O índice é calculado pela Economist Intelligence Unit com a cooperação da IBM e é utilizado por empresas que dependem de tecnologia para se estabelecer no exterior. Entre os aspectos analisados estão o número de computadores no país, quantidade de conexões de banda larga, a presença de celulares, a capacidade das pessoas operarem PCs, os sistemas legais e de negócios e os investimentos dos governos em tecnologia. Para ver o relatório completo (em inglês e PDF), clique aqui.

A mesma tendência de queda do Brasil tem sido registrada por outros rankings de tecnologia, como do Fórum Econômico Mundial deste ano e da ONU, no ano passado. Mas as pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, mostram crescimento no número de pessoas que têm acesso à web.

Ontem também foi divulgada a pesquisa mensal do Ibope/NetRatings sobre o uso da internet, Global Internet Trends. A quantidade de mulheres conectadas superou o número de homens pelo quarto mês seguido.