NIC.br

Ir para o conteúdo
16 OUT 2017

Apelido criado por Caetano Veloso vira nome oficial para a cidade de São Paulo na internet


R7 - 15/10/2017 - [gif]


Autor: Fábio Mazzitelli


  O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, lança nesta segunda-feira (16) a categoria de registro de domínio sampa.br, criada para a cidade de São Paulo após votação online.

O "sampa.br" foi o vitorioso de uma chamada pública realizada pelo NIC.br para reunir sugestões de nomes para a criação de um domínio específico para a capital paulista.

Segundo comunicado divulgado pelo braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por coordenar e integrar iniciativas e serviços da internet no país, a consulta pública iniciada em 16 de maio "mostrou uma clara preferência por essa forma de chamar São Paulo".

O processo para o registro do domínio sampa.br vai estar liberado só a partir do meio-dia, horário do lançamento.

O NIC.br já lançou neste ano cerca de 40 domínios destinados a cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, por meio do projeto "Cidades.br", destinado a pessoas e empresas interessadas em possuir como base para a identificação na web uma referência a seu local de atuação.

O apelido "sampa" foi consagrado na canção em homenagem a São Paulo escrita por Caetano Veloso (álbum de 1978), na qual o músico baiano descreve suas impressões sobre a cidade de São Paulo. Ouça, em uma interpretação dividida com a cantora Maria Gadu: